por 14:55 Alexandre Curi, Eleições 2020

DEM mantém maior bancada na Câmara de Curitiba

Partido do prefeito reeleito da capital, Rafael Greca, o DEM conquistou cinco cadeiras na Câmara Municipal de Curitiba (CMC) e continuará, em 2021, com a maior bancada na Casa. Na 18ª legislatura, o Legislativo terá representantes de 20 dos 33 partidos registrados junto ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Atualmente são 18 as siglas com cadeiras na CMC.

O DEM perderá uma cadeira, mas reelegeu os parlamentares que concorriam a um novo mandato: Serginho do Posto (segundo mais votado no pleito), Mauro Ignácio, Sabino Picolo, Toninho da Farmácia e Zezinho Sabará. Julieta Reis, a vereadora há mais tempo na Casa, não disputou o pleito.

Partido com a segunda maior bancada eleita para 2021, com quatro vereadores, o PSL pela primeira vez terá representantes na CMC. À parlamentar mais votada da legenda, Flávia Francischini, se somarão João da Loja 5 Irmãos, Sargento Tânia Mara Guerreiro e Rodrigo Reis (filho de Julieta Reis).

O PSD perdeu duas das cinco cadeiras que detém atualmente na Casa, reelegendo Beto Moraes e Professor Euler. A novidade será o Jornalista Márcio Barros. Após a janela partidária, encerrada no começo de abril com 16 trocas de legenda, o partido chegou a ter seis representantes, mas atualmente está com cinco.

Com a reeleição de Dalton Borba, Marcos Vieira e Tito Zeglin, o PDT manterá as três cadeiras em 2021. Antes da janela partidária, a legenda chegou a ter a maior bancada na CMC, mas perdeu dois representantes – Toninho e Zezinho – para o DEM. Já o PT passará de um para três integrantes na 18ª legislatura. Juntam-se à Professora Josete, reeleita: Carol Dartora, primeira vereadora negra de Curitiba, e Renato Freitas.

Além do PSL, o Novo será novidade no Legislativo da capital, com a vereadora mais votada de 2020, Indiara Barbosa, e Amália Tortato. Também terão duas cadeiras: o Pode, com Mauro Bobato, reeleito, e Denian Couto; o PP, com Oscalino do Povo, reeleito, e Nori Seto; o Republicanos, com Osias Moraes, reeleito, e Pastor Marciano Alves; e o Solidariedade, com Alexandre Leprevost e Leônidas Dias.

Fecham a lista de partidos com representação na Casa na 18ª legislatura, com uma cadeira: o Cidadania, com a reeleição de Herivelto Oliveira; o DC, com Nilson Sales; o MDB, com a reeleição de Noemia Rocha; o Patriota, com Sidnei Toaldo; o PMB, que reconduzirá Ezequias Barros; o Pros, com a reeleição de Tico Kuzma; o PSC, com Marcelo Fachinello; o PSB, com Hernani da Silva; o PTB, com a recondução de Pier Petruzziello; e o PV, com Maria Leticia, reeleita. Já o PL não elegeu vereador para a próxima legislatura

Fechar
WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com