por 09:14 Saúde

De 3% a 5% da população paranaense não tomou vacina contra a Covid-19

Mesmo com a redução expressiva no número de novas internações e mortes pela Covid-19, de 3% a 5% da população do Paraná optou por não se vacinar contra a Covid-19. A informação foi divulgada em coletiva de imprensa concedida pelo secretário estadual da Saúde, Beto Preto, nesta segunda-feira (13). A fala aconteceu durante o recebimento de 303.030 imunizantes da Pfizer/BioNTech.

Diante do número, Beto Preto fez um apelo para que todos tomem a vacina. “Quero mais uma vez chamar os paranaenses, para que tomem sua vacina. Agora muitas pessoas podem ter se conscientizado da importância de se imunizar e participem das repescagens dos municípios, porque é fundamental. Vamos ter cepas e variantes mais duras, com evolução mais dura da doença e essas pessoas serão alvos fáceis”, disse.

As 303.030 vacinas contra a Covid-19 da Pfizer/BioNTech que chegaram ao Paraná nesta segunda-feira (13) são destinados integralmente à aplicação de primeiras doses (D1). Segundo Beto Preto, a Secretaria de Estado da Saúde espera com elas encerrar a aplicação da primeira dose em adultos até o fim de setembro.

O presidente do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde no Paraná (Cosems/PR) e prefeito de Mangueirinha, Ivoliciano Leonarchik, também destacou a importância de um número grande de vacinados. “Muitas pessoas estão procurando a repescagem, pessoas que tinham certa dúvida ou medo, mas que na reta final estão buscando a imunização e vamos respeitar”, comentou.

Variante Delta

Durante a coletiva, Beto Preto também confirmou que a variante delta caminha para ser a prevalente no Paraná. “Nós estamos continuando com orientações não farmacológicas e, ao mesmo tempo, insistindo nas vacinas, porque ela está fazendo a diferença. Nós falávamos há 90 dias com nossas UTIs cheias, hoje batemos um número mais tranquilo, mas que não é aceitável ainda. Não queremos perder ninguém pela doença”, concluiu.

Informações Banda B

Fechar
WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com