Escrito por 18:30 Educação

Curso de Agronomia na UENP completa 50 anos

Compartilhe

Há 50 anos, em 25 de novembro de 1970, nascia o curso de Agronomia da Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP), na época denominada Escola Superior de Agronomia de Bandeirantes. Meio século depois, o curso se tornou referência e é considerado uns dos melhores do Brasil pelas avaliações e pela tradição em formar profissionais de excelência para atuação no mercado de trabalho. De lá para cá já foram 4720 engenheiros agrônomos graduados pela Instituição.

O coordenador do curso, professor-doutor José Celso Martins, formado na quarta turma, em 1976, destaca que a formação acadêmica do corpo docente de Agronomia da Universidade é um grande diferencial que se reflete na formação dos alunos. “O curso de Agronomia possui 34 professores, dos quais 88,2% são doutores, 8,8% são mestres e 2,9% graduados”. O professor ressalta ainda a responsabilidade e o comprometimento em formar cidadãos e profissionais capacitados para as mais diversas demandas que a carreira de agrônomo impõe.

“A Agronomia da UENP tem por objetivo desenvolver no educando o respeito à fauna e à flora; a conservação e recuperação da qualidade do solo, do ar e da água; o uso tecnológico racional, integrado e sustentável do ambiente; o emprego de raciocínio reflexivo, crítico e criativo e o atendimento às expectativas humanas e sociais no exercício das atividades profissionais”, acentua José Celso.

Atuação- O professor comenta que os profissionais formados pelo curso atuam em maior número no setor agrícola, no setor agropecuário, além de outros segmentos no Brasil e no exterior. “Temos uma história marcada por conquistas e evolução. Somos hoje uma Instituição respeitada em todo o país pela qualidade dos profissionais que entregamos ao mercado de trabalho durantes esses 50 anos. Ressalto a competência de nossos docentes e recordo aqui das pessoas que prematuramente nos deixaram, mas que marcaram de forma indelével a construção e solidificação do curso de Agronomia”, finalizou o professor.

Fazenda Escola- A reitora da UENP, professora Fátima Aparecida da Cruz Padoan, enalteceu a formação que é proporcionada aos estudantes da Universidade e parabenizou o curso pelos 50 anos. “Poucos cursos no Brasil possuem a estrutura e a excelência que a graduação em Agronomia da UENP possui. Temos uma Fazenda Escola com cerca de 150 hectares para que nossos estudantes possam desenvolver seus estudos e pesquisas, tudo isso aliado a um corpo docente de excelência. Isso se reflete na formação de profissionais extremamente capacitados. Parabéns a todos, professores, alunos e agentes universitários, que fizeram e fazem parte dessa história!”, disse a reitora.

O diretor do Campus Luiz Meneghel de Bandeirantes, Ederson Marcos Sgarbi, ressalta a importância do curso para a história que se seguiria após sua criação em 1970. “Agradecemos a existência do curso de Agronomia que foi primordial para a criação dos novos cursos do Campus Luiz Meneghel e para criação e consolidação da Universidade Estadual do Norte do Paraná. Agradecemos todos os professores, funcionários, alunos e ex-alunos que contribuíram e contribuem para a grandeza do curso de Agronomia e do nosso Campus”, disse.

Close