Arquivos

Categorias

Curitiba vai oferecer atendimento a toda população na área de saúde, diz Greca

O candidato a prefeito de Curitiba pelo PMDB, Rafael Greca, recebeu nesta quinta-feira (19), os representantes da Associação de Portadores de Síndrome Pós-Poliomielite, Oswaldo Zanella, Marcos Figueiro e Simei Prantes.

A síndrome, pouco conhecida da sociedade, afeta pessoas que já tiveram a poliomielite quando crianças. A doença foi erradicada em nosso país na década de 1970, porém essas pessoas continuaram com seus sintomas como a fadiga, dores musculares e nas articulações, insônia e intolerância ao frio.Os representantes da organização, que hoje conta com aproximadamente 80 filiados – embora o número de portadores no Paraná é de cerca de 10 mil – relataram as dificuldades dos portadores da doença em conseguir atendimento no Sistema Único de Saúde (SUS) da capital, hoje inexistente.

Atualmente alguns pacientes são sendo atendidos por uma equipe da Universidade Federal de São Paulo, em um tratamento ambulatorial coordenado pelo doutor Acary Souza Bulle de Oliveira.

A candidata a vice-prefeita, Marinalva da Silva, que é assistente social com pós-graduação em saúde pública e que dirigiu a regional de saúde da Região Metropolitana de Curitiba, disse que a cidade pode e deve atender esta demanda.

“Confirmada à demanda, o município tem a responsabilidade desse atendimento através de convênios com a Secretaria Estadual de Saúde, universidades e entidades não governamentais”, destacou.

Os representantes da associação de portadores da síndrome pós-poliomielite informaram Greca e Marinalva que estão procurando, sem sucesso, conseguir o tratamento nas estâncias normais, no Hospital Ana Carolina Moura Xavier, que é especializado e foi construído durante o governo Roberto Requião.

Greca orientou um contato com a doutora Oliva Vasconcelos, da ouvidora da Secretaria de Estado da Saúde e garantiu ao grupo a criação de um programa especializado no âmbito da Secretaria Municipal de Saúde.

“Nosso ideal é oferecer em Curitiba o melhor e mais amplo atendimento a toda população, em todo o tipo de doença, mesmo as poucas conhecidas”, finalizou Rafael Greca.