Arquivos

Categorias

Curitiba trabalha para mitigar e se adaptar às mudanças climáticas

Novos parques e ecodistrito alagáveis que reforçam o conceito de “cidade-esponja” de Curitiba e vão ajudar a reduzir ainda mais a possiblidade de inundações em caso de fortes chuvas. A inédita Reserva Hídrica do Futuro, que irá suprir a cidade com água em caso de estiagem prolongada. Um Hipervisor Urbano, que usa a inteligência artificial para prevenir problemas ambientais típicos de uma grande cidade. Novas estações fotovoltaicas, agora nos terminais de ônibus urbanos, que estão permitindo à capital reduzir seu consumo de energia. E a entrega das primeiras casas do Bairro Novo da Caximba, maior projeto socioambiental da história recente de Curitiba.

Estas são as mais recentes iniciativas da Prefeitura de Curitiba em seu compromisso de mitigar e se adaptar aos efeitos das mudanças climáticas. Desde 2017, quando teve início a segunda gestão do prefeito Rafael Greca, a capital vem implantando programas e soluções que buscam conter o avanço do aquecimento global. A Pirâmide Solar de Curitiba, o Bairro Novo da Caximba, os programas Amigo dos Rios e 100 Mil Árvores e os primeiros ônibus elétricos do transporte público já são exemplos de que Curitiba está fortalecendo a construção da sustentabilidade urbana a partir do lançamento do Plano de Adaptação e Mitigação das Mudanças Climáticas de Curitiba (PlanClima), em 2018.

“Curitiba propõe uma cidade com menos carros, consumo consciente de energia, ar mais puro, menos desigualdade social, menos resíduos em aterro, paisagem urbana preservada e inovadora, além do trânsito sob controle e valorização do transporte público. São iniciativas que aliam apoio ao crescimento econômico sustentável às pautas de impacto ambiental e social”, explica o prefeito Rafael Greca.

Ele lembra ainda que esse conceito de sustentabilidade adotado por Curitiba a credenciou a conquistar o título de Cidade Mais Inteligente do Mundo de 2023. O prêmio, chamado World Smart City Awards, é concedido pela Fira Barcelona, da Espanha, responsável por organizar também os mais reconhecidos eventos de cidade inteligente do mundo.

Grandes obras
Além das ações previstas no PlanClima, a Prefeitura de Curitiba tem realizado grandes obras para reduzir a possiblidade de enchentes em caso de chuvas intensas. Ao todo são 30 obras de macrodrenagem, sendo que 16 delas foram iniciadas e concluídas em um ano (2018). Neste momento, as obras ocorrem em seis bacias hidrográficas: rios Passaúna, Belém, Barigui, Atuba, Iguaçu e Ribeirão dos Padilha.

Outra ação cotidiana de prevenção de alagamentos da Prefeitura de Curitiba é a limpeza das galerias e caixas de captação das águas de chuva na cidade. O trabalho evita que a obstrução dos canos cause alagamentos em dias de chuvas fortes. As ações integram o programa Curitiba Contra Cheias da Secretaria Municipal de Obras Públicas.

Leia a matéria completa:https://www.curitiba.pr.gov.br/noticias/veja-como-curitiba-trabalha-para-mitigar-e-se-adaptar-as-mudancas-climaticas/73770

Foto: Ricardo Marajó/SMCS