Arquivos

Categorias

Curitiba está com o cronograma adiantado nas obras de mobilidade

Por Eduardo Santana, em O Estado do Paraná:

Enquanto segue a indefinição em relação ao início das obras da Arena da Baixada, a cidade de Curitiba já se movimenta para deixar tudo pronto para a Copa do Mundo de 2014. De acordo com a Secretaria Municipal de Obras Públicas, a capital está com o cronograma adiantado em comparação às outras cidades-sede.

Uma das principais obras previstas para a Copa é a requalificação da Avenida Comendador Franco (das Torres), que se transformará no Corredor Aeroporto-Rodoferroviária e já está com o projeto básico pronto.

A obra, financiada pelo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), prevê recapeamento asfáltico e construção de quarta faixa nos principais cruzamentos da avenida, facilitando as conversões à direita.

Medidas de melhoria de fluidez também serão adotadas com a eliminação de alguns retornos na pista. Uma das novidades no projeto é a exclusão das tradicionais torres, marca registrada da avenida. O Anel Viário também já está adiantado, com 60% das obras já concluídas.

O projeto integra faz parte do processo de implantação do Sistema Integrado de Mobilidade (SIM) que integra a matriz de responsabilidade de Curitiba para a Copa. Com um investimento de R$ 36 milhões, a obra tem como principal objetivo melhorar a mobilidade e o acesso em toda a região central da cidade.

As obras da primeira etapa da Linha Verde Norte, principal entrada da cidade para quem vem de São Paulo, já iniciaram. O projeto, que tem um investimento de R$ 52 milhões por parte da prefeitura e a Agência Francesa de Desenvolvimento, prevê nesta etapa a construção de canaletas exclusivas para os ônibus, pistas marginais e locais (paralelas à canaleta), sinalização, iluminação, ciclovia e calçada, as trincheiras das ruas Roberto Cichon e Agamenon Magalhães e a Estação Jardim Botânico.