Escrito por 15:42 Brasil, Política

Cunha é notificado pelo Conselho de Ética

Compartilhe

Cunha é notificado pelo Conselho de Ética

Na terceira tentativa em um espaço de dois dias, vA notificação ocorreu às 8h37 desta quinta-feira (17), logo que Cunha chegou à Casa. A secretária do conselho, Adriana Godoy, já estava no gabinete do presidente quando ele chegou e ficou segundos com Cunha. As informações são da Folha de S. Paulo.

Caso o trâmite do seu processo de cassação não seja alterado por recursos feitos por ele e aliados, o prazo de defesa do peemedebista só terminará na volta das férias do Congresso porque a contagem é suspensa a partir do início do recesso, no dia 23.

O deputado havia alegado o cumprimento de compromissos para não receber a notificação na quarta-feira (16).

Nesta terça-feira (15), o Conselho de Ética decidiu por 11 votos a 9 dar curso ao processo, mas os aliados do peemedebista recorreram à Mesa da Câmara dos Deputados, comandada por Eduardo Cunha, sob a alegação de falhas na tramitação.

A votação, portanto, pode ser anulada pelo vice-presidente da Câmara dos Deputados, Waldir Maranhão (PP-MA), aliado do peemedebista. Maranhão já deu decisão beneficiando o peemedebista ao destituir o primeiro relator do caso, Fausto Pinato (PRB-SP).

Com a provável anulação da votação de terça-feira (15), a decisão preliminar sobre se há ou não indícios mínimos para investigar o presidente da Câmara dos Deputados ficará para 2016. É imprevisível a data da conclusão do processo, apesar de as regras da Casa falarem em 90 dias úteis para toda a tramitação.

Close