por 15:32 Sem categoria

Cruzeiro investe 25% do orçamento em saúde

Excelência

Cruzeiro investe 25% do orçamento em saúde

Com investimento previsto de 25% do orçamento de 2010, Cruzeiro do Oeste está indo muito além do índice exigindo pela Emenda Constitucional 29, que é de 15%

Cruzeiro do Oeste ultrapassa mais uma meta vital para sua população. Morar no município significa ter assistência à saúde, com qualidade, garantida.  Com investimento previsto de 25% do orçamento de 2010 para a saúde, o Governo Municipal está indo muito além do índice exigindo pela Emenda Constitucional 29, que é de 15% do orçamento dos municípios. O investimento é uma vitória para população que ganha com os vários projetos e programas de saúde, os quais garantem qualidade de vida desde à gestante até os idosos.  

Devido o empenho do prefeito Zeca Dirceu em levar serviços de saúde de qualidade e que geram uma vida mais digna aos cruzeirenses, a cidade está se transformando em exemplo para municípios do mesmo porte. Muitos secretários de Saúde já visitaram os programas e levaram as idéias para suas administrações. “Nós trabalhamos para dar a população de Cruzeiro do Oeste sempre além da obrigação de qualquer administração municipal. Para isso investimos pesado na saúde, educação, geração de renda, lazer, entre outros itens”, ressaltou Zeca. 

Com esta porcentagem do orçamento o Governo Municipal vai investir em mais equipamentos hospitalares, aumento de consultas especializadas (hoje já são mais de 20 especialistas atendendo no município), ampliação do Programa de Atenção Materno Infantil (AMAI), início do funcionamento e manutenção da Clinica da Mulher e da Criança, acréscimos no atendimento do Centro Odontologico e Pronto Atendimento, ampliação do Posto de Saúde de São Silvestre, entre outras ações.

Só no ano de 2009 o prefeito Zeca Dirceu inaugurou três farmácias básicas em três unidades de saúde: Posto Central, Posto do Jardim Cruzeiro e no Distrito de São Silvestre. As farmácias foram desmembradas da farmácia central e com isso os medicamentos estarão mais próximos das pessoas que precisam.

Já o AMAI conta com mais de dez tipos de serviços que garantem a qualidade de vida da gestante, desde o preparo do enxoval do bebê ao acompanhamento de saúde antes e depois do nascimento. Outra notícia que marcou o programa foi o investimento do município de aproximadamente R$ 60 mil reais em equipamentos que foram destinados ao Hospital e Maternidade Bom Jesus. Com isso está sendo possível um excelente acompanhamento e assistência especial para os casos de gestantes que, anteriormente, eram encaminhadas ao hospital de referência e hoje são tratadas na cidade. As melhorias também possibilitaram uma diminuição da mortalidade infantil de oito para dois casos ao ano.

Outra conquista foi a inauguração do Pronto Atendimento Municipal. Com investimento  de R$ 368 mil, o PA está equipado com aparelho de Raio-X, carrinhos de emergência, macas, oxímetro de pulso, autoclave, maca padiola, cilindro de oxigênio, mesas, armários, cadeiras, entre outros. Atendendo casos de urgência e emergência, suturas, pequenos procedimentos médicos, entre outros, avaliando o paciente para encaminhamento ao hospital da cidade ou ao respectivo hospital de referência.

Excelência odontologia rende prêmio
A excelência dos serviços odontológicos prestados pela saúde pública do Município de Cruzeiro do Oeste rendeu o primeiro lugar no “Prêmio Paraná Sorridente”, para municípios com até 20 mil habitantes, promovido pelo Conselho Regional de Odontologia (CRO-PR), em parceria com o Ministério da Saúde, através da Coordenação Nacional de Saúde Bucal, e Secretaria de Estado da Saúde (SESA) – DEAB (Divisão Estadual de Saúde Bucal). A promoção reuniu os melhores exemplos de gestão nesta área, na esfera municipal no Estado do Paraná.

Zeca Dirceu, recebeu o prêmio no inicio do mês de novembro, na cidade de Cascavel, durante o 8° EPATESPO (Encontro Paranaense de Administradores e Tecnicos do Serviço Publico Odontológico), na Unioeste. “Com muita satisfação recebemos este prêmio como a coroação da nossa dedicação, juntamente com nossa equipe nas ações que visam a melhoria da qualidade de vida, especialmente da saúde bucal da nossa população”, disse o prefeito.

Fechar