por 07:08 Sem categoria

CRESCE A APROVAÇÃO DE REQUIÃO E LULA

Pesquisa
Cresce a aprovação de Requião e Lula

Governador do Paraná interrompe série de queda na popularidade em Curitiba, segundo levantamento da Paraná Pesquisas

Kátia Chagas

O governador Roberto Requião (PMDB) conseguiu elevar de 44% para 52% a aprovação do seu governo, entre os curitibanos, no período entre dezembro de 2007 a maio de 2008. É o que revela um levantamento feito pela Paraná Pesquisas a pedido da Gazeta do Povo. Embora mais da metade dos moradores de Curitiba estejam satisfeitos com a administração, o governador não conseguiu segurar o mesmo porcentual de quando foi reeleito em 2006.

No comparativo com pesquisas anteriores feitas pela Paraná Pesquisas e publicadas pela Gazeta do Povo, passados quase 19 meses da eleição, Requião perdeu 11 pontos de popularidade.

A aprovação do governador vinha apresentando queda desde dezembro de 2006, quando tinha 63%. Em julho de 2007 caiu para 57% e para 49% em dezembro do ano passado, quando atingiu a pior avaliação. Neste mês, subiu 3 pontos porcentuais.

Apesar de não ter recuperado a aprovação do início do governo, Requião conseguiu um aumento no número de pessoas que considera que a administração avançou.

Dos entrevistados, 27% acreditam que o governo melhorou em relação a dezembro de 2007, quando o índice era de 20 %. Outros 23% consideram a administração pior do que em 2007 e para 47% nada mudou.

O perfil dos entrevistados mostra que quanto maior o grau de escolaridade, maior a desaprovação do governador. Entre os que têm curso superior, 51% desaprovam sua gestão. É justamente no ensino fundamental que está a maior aprovação: 61% aprovam o governo.

A administração de Requião não agrada a maioria dos jovens, na faixa etária de 16 a 24 anos, onde tem 55 % de reprovação. A melhor aceitação está na terceira idade: 60% dos que têm acima de 60 anos. O governador também é o preferido dos homens – 56%.

A situação do presidente Luiz Inácio Lula da Silva é mais confortável do que a do governador do Paraná: além dos 58% de aprovação, 40% dos entrevistados consideram que o mandato dele melhorou desde que foi reeleito, em 2006. Para 22%, a administração Lula piorou e 37% acreditam que ficou na mesma.

Levantamento da Paraná Pesquisas mostra que em dezembro de 2006, Lula aparecia com 56% de aprovação de seu governo, sofreu uma queda de cinco pontos porcentuais em julho de 2007, mas agora voltou a alcançar o índice inicial. O crescimento da popularidade de Lula se dá em um período em que o governo sofreu duros ataques da oposição pela divulgação do dossiê dos gastos do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso, o que está sendo investigado pela Polícia Federal e Pela CPI dos Cartões Corporativos.

O presidente tem aprovação semelhante em todas as faixas etárias. Comparando com o governador Roberto Requião, existem alguns indicativos em comum. Lula tem maior aprovação entre os homens – 62% – e no público com menor escolaridade.

Dos entrevistados, o presidente é o preferido por aqueles que tem apenas ensino fundamental: 66%. Já entre os que concluíram o ensino superior, 48 % aprovam o governo petista.

Fechar
WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com