Escrito por 10:16 Economia

Copel é a maior empresa do Paraná

Compartilhe

A Copel lidera o ranking de maiores empresas do Paraná, segundo o Prêmio “500 Maiores do Sul – Grandes&Líderes”, divulgado nesta quinta-feira (15), em Curitiba, pela revista Amanhã, de economia e negócios. O ranking é feito em parceria com a consultoria PricewaterhouseCoopers (PwC). “É mais uma conquista a ser comemorada com todos os paranaenses”, disse o presidente da Companhia, Luiz Fernando Vianna. “Neste ano, a Copel também foi eleita a melhor distribuidora de energia do Brasil”.

O prêmio também indicou a Copel, a Sanepar, a Fomento Paraná, a Cohapar e a Celepar como as maiores empresas públicas paranaenses e que se destacam no ranking da região Sul. A cerimônia de premiação das empresas vencedoras será em 5 de novembro, em Porto Alegre (RS).

O ranking é elaborado a partir de um indicador exclusivo criado pela PwC e a revista Amanhã, chamado Valor Ponderado de Grandeza (VPG), que pondera informações de balanços financeiros sobre o patrimônio Líquido (50%), a receita líquida (40%) e o lucro ou prejuízo (10%).

No ranking do Sul, a Copel é a quarta maior empresa e a primeira do setor energético. No geral, o Paraná tem 182 empresas entre as 500 maiores empresas da região sul do país, sete a mais do que na edição anterior do prêmio.

Realizado há 24 anos, em parceria com a empresa de auditoria PricewaterhouseCoopers, o levantamento traz os indicadores de mil empresas, apontando as 500 maiores e as 500 emergentes do Paraná, Rio Grande do Sul e Santa Catarina, e usando como única fonte para a classificação o balanço das empresas.

A Copel lidera o ranking entre os maiores do Paraná, seguida por HSBC, Klabin, GVT, Coamo, Renault, Itaipu e Sanepar. A Fomento Paraná, instituição financeira de desenvolvimento do Governo do Estado, subiu 22 posições e agora ocupa o 66ª lugar no ranking.

Close