Arquivos

Categorias

Contribuição da Unila tem feito a diferença em Foz do Iguaçu

O trabalho no Laboratório de Biologia Molecular tem sido intenso, montado no Hospital Municipal em parceria com a UNILA. Na última semana, a equipe do laboratório processou o exame de número 10 mil de detecção da Covid-19. Já terça-feira (4), a contagem de exames de RT-PCR, considerado o padrão-ouro no diagnóstico do novo coronavírus, já estava em 11.407.


A professora Maria Leandra Terencio coordena a equipe do laboratório. São 13 pessoas entre docentes e alunos dos cursos de Biotecnologia e Medicina, além de quatro servidores técnico-administrativos da Secretaria de Apoio Científico e Tecnológico (SACT) da UNILA.


“Essa atuação só reforça ainda mais o compromisso e a responsabilidade social dos alunos e servidores da UNILA. Temos uma equipe incrível que não mediu esforços nas ações de combate à pandemia em Foz do Iguaçu”, elogiou.


A docente diz que fazer todas as etapas do exame – da coleta às análises – no ambiente hospitalar aumenta ainda mais a qualidade do resultado. “A gente percebeu que a presença do laboratório ofertando esse exame no Hospital Municipal ajudou na logística e no atendimento para o paciente de Foz do Iguaçu. Atualmente, todo paciente que chega com sintoma respiratório faz o exame no próprio hospital, e as amostras vão imediatamente para o laboratório, sem necessidade de transporte, o que aumenta a qualidade do material”, explicou Maria Leandra.

O laboratório prioriza exames de pacientes internados e casos mais graves. Mas, de modo geral, todos os resultados de exames saem em, no máximo, 48 horas.
Além da contribuição para a comunidade de Foz do Iguaçu, o Laboratório de Biologia Molecular vem sendo um importante aliado para a capacitação profissional dos alunos do último período de Biotecnologia, que têm a oportunidade de acompanhar todas as etapas do exame RT-PCR.


Contribuição
Além da realização dos exames, em parceria entre com a Secretaria Municipal de Saúde, a Secretaria Municipal de Tecnologia da Informação, a Fundação Municipal de Saúde a UNILA vem realizando, desde o início da pandemia, o Plantão Telefônico Plantão Covid-19 atende 24 horas por dia e a Telemedicina que oferecem atendimento e acompanhamento remoto, evitando deslocamentos desnecessários e a sobrecarga dos serviços de emergência com casos leves.


De março a julho, foram 12.612 atendimentos telefônicos. Destes, apenas 1.877 (18,6%) precisaram ser encaminhados para o atendimento presencial. Já na Telemedicina, foram registrados 4.564 atendimentos, entre consultas a sintomáticos respiratórios e acompanhamento diário de pacientes com Covid-19.