Arquivos

Categorias

Conselho da Diversidade Sexual toma posse em Curitiba

Tomaram posse nesta quarta-feira (12/7) os 20 conselheiros titulares e suplentes que passam a integrar o recém-criado Conselho Municipal da Diversidade Sexual(CMDS-LGBT) entre 2023 e 2025. O grupo já tem data e hora para dar início aos trabalhos da entidade. A primeira reunião plenária do Conselho ocorrerá no dia 25/7, às 14h30.

“É um avanço para as políticas de igualdade e inclusão e nos fortalece como cidade, que tem o ser humano como medida de sua gestão”, saudou, em mensagem de vídeo, o secretário municipal de Governo Municipal, Luiz Fernando Jamur.

Presidido pelo assessor de Políticas da Diversidade Sexual, Fernando Ruthes, o evento reuniu representantes do Ministério Público (MP) e da Defensoria PúblicaEstadual (DPE), da Ordem dos Advogados do Brasil no Paraná (OAB/PR) e da sociedade civil – como a Liga Brasileira de Lésbicas e o Grupo Dignidade, organização não governamental pioneira na representação do segmento LGBTI+, entre outras entidades.

Reflexo da sociedade plural

Para a diretora de Prerrogativas da OAB/PR, Marion Bach, o Conselho representa “o espaço para o debate das questões de interesse do segmento ao lado de quem melhor entende e estuda a causa”. “A sociedade conjuga esforços, de força sinérgica, para a defesa da população LGBTI+”, avaliou promotor do Centro de Apoio Operacional de Direitos Humanos e do Núcleo LGBTI+ do MP, Rafael Moura.

Na opinião do defensor público Daniel Alves Pereira, com o CMDS “o poder público se abre para ouvir a sociedade civil para esse segmento da população que precisa de um olhar diferenciado”. Definindo Curitiba como “cidade diversa e que respeita quem trabalha sério”, o fundador e diretor executivo do Dignidade, Toni Reis, observou: “Não queremos privilégios, mas políticas inclusivas. E onde há pessoas de áreas diversas, pensando para o coletivo, sai muita coisa boa”.

Também participaram do evento o superintendente da Secretaria de Governo Municipal, Airton Sozzi Júnior; a assessora de Direitos Humanos e Política para Mulheres, Elenice Malzoni; a representante da Assessoria de Igualdade Étnico-Racial, Maria Tereza Rosa; a representante do Grupo Dignidade, Rafaelly Wiest da Silva; a representante da Liga Brasileira de Lésbicas, Grazielle Tagliamento; e o assessor de gabinete da FAS (Fundação de Ação Social), Anderson Cristian Walter.

Conquistas

Mesmo antes de ter o seu CMDS LGBT, Curitiba vem registrando avanços para a comunidade LGBTI+ desde o início da gestão do prefeito Rafael Greca. Entre eles estão a inclusão do tema diversidade sexual na formação continuada de servidores para atenderem corretamente o segmento.

Os formulários de serviços como o e-cidadão ganharam espaço para o registro do nome social, identidade de gênero e orientação sexual, enquanto por meio da Assessoria de Direitos Humanos para Política de Diversidade Sexual, são promovidas ações de fomento à empregabilidade e ao empreendedorismo.

Criado pela FAS, com apoio da Assessoria de Políticas da Diversidade Sexual, entrou em funcionamento um hotel para mulheres trans. Ações culturais como a Mostra de Cinema LGBTI+ e uma exposição fotográfica foram promovidas pela Fundação Cultural de Curitiba (FCC), enquanto a campanha de enfrentamento a LGBTIfobia se fortaleceu com o lançamento de uma cartilha.

Fonte: Prefeitura de Curitiba / Foto: Daniel Castellano / SMCS