Arquivos

Categorias

Comunicação pública tem papel central na democracia, avaliam secretários em Foz do Iguaçu

Um dos consensos entre os participantes do Fórum Nacional de Secretarias Estaduais de Comunicação, que acontece nesta segunda e terça-feira (20 e 21) em Foz do Iguaçu, é a de que o compartilhamento de informações é um caminho para avançar em solução de problemas comuns aos estados. Em sua 3ª edição, a primeira no Paraná, o evento trata, entre outros temas, da regulamentação da publicidade digital, da transparência no setor público e do combate à desinformação.

De acordo com o secretário da Comunicação da Bahia, André Curvello, que atualmente também preside o Fórum, a comunicação pública tem um papel fundamental no fortalecimento do processo democrático brasileiro. “A comunicação é uma ferramenta que pode contribuir muito para o desenvolvimento político, social e econômico do Brasil, como no combate às fake news e na prestação serviços de relacionados a desastres naturais, que são problemas cada vez mais comuns”, declarou.

A primeira edição do Fórum ocorreu justamente em Salvador, na Bahia, em junho deste ano, sucedida pela cidade do Rio de Janeiro, em setembro.

Na opinião de Igor Marques, que chefia a pasta de Comunicação carioca, o momento é de consolidação do grupo interestadual com vistas ao futuro. “Estamos aqui no Paraná consolidando uma frente com todos os secretários de comunicação do Brasil para que possamos deixar um legado às próximas gestões. Tratamos da importância de uma interlocução maior com os órgãos de controle e sobre a criação de uma frente de combate às fake news, que é uma realidade que todos os governos estaduais enfrentam”, disse.

Outro ponto de atenção dos secretários é com a aplicação de recursos em publicidade e a relação destes gastos com os órgãos de controle e fiscalização, conforme mencionou o secretário do Tocantins, Márcio Rocha. “Temos que discutir de que forma a gente pode aplicar os recursos de maneira eficiente e também questões administrativas relacionadas. Somos ordenadores de despesas e precisamos justificar os gastos aos tribunais de contas estaduais, que muitas vezes não são afeitos à questão de publicidade, então é uma barreira que precisa ser superada”, declarou.

“As secretarias estaduais de Comunicação utilizam juntas mais de R$ 1 bilhão por ano em recursos públicos que precisam ter a devida transparência. Temos muitos instrumentos nesses intercâmbios culturais que podem melhorar a performance das secretarias, aprendendo com o que os outros estados estão fazendo de melhor”, complementou o secretário da Comunicação do Paraná, Cleber Mata, anfitrião do evento.

Fonte:AEN PR / Foto: Ari Dias/AEN