Arquivos

Categorias

Comunicação Institucional é o tema do próximo módulo do Curso de Gestão Parlamentar

 

O terceiro módulo do 1º Curso de Gestão Parlamentar promovido pela Assembleia Legislativa do Paraná (ALEP), acontece na terça-feira (19) e será dedicado a “Comunicação Institucional”. Neste dia, a jornalista Kátia Chagas, diretora de Comunicação da Casa, vai explicar como funciona a divulgação da atividade parlamentar e orientar os assessores de imprensa dos deputados sobre a produção de vídeos, fotos e matérias.

O presidente da Assembleia, deputado Ademar Traiano (PSDB), afirmou – ao anunciar a realização do curso inédito, organizado pela Escola do Legislativo – que o objetivo é buscar a atualização e o aperfeiçoamento dos conhecimentos para que o Parlamento seja cada vez mais transparente, eficiente e eficaz, com resultados. “Queremos com essa iniciativa pioneira que o trabalho da ALEP seja cada vez mais ágil e que esteja sempre em sintonia com as aspirações dos paranaenses”, acrescentou Traiano.

Conforme Dylliardi Alessi, diretor Legislativo e da Escola do Legislativo, com essa ação da Mesa Executiva serão respondidas, durante o curso, as principais dúvidas apresentadas pelos novos parlamentares e assessores. Além disso, é uma oportunidade para a atualização dos conhecimentos dos deputados que foram reconduzidos à Casa e de todos os servidores da Assembleia. “Ao repassarmos essas orientações não teremos dificuldades para cumprir o rito processual. Esse curso é um instrumento fundamental para o aperfeiçoamento do trabalho de todos neste momento em que se inicia a 19ª legislatura”, disse.

Módulos – No curso, formado por seis módulos, estão sendo discutidos temas que tratam da tramitação de projetos de lei, as votações em Plenário e a cobertura jornalística institucional. As palestras iniciaram no dia 12 ‪com o tema “Organização e funcionamento da Assembleia Legislativa do Paraná”, ministrado por vários diretores, cada um falando sobre a área em que atua. No dia 13 a programação teve continuidade com uma palestra sobre “Processo Legislativo”, ministrada por Dylliardi Alessi, com foco na tramitação dos projetos de lei pelas comissões temáticas da Casa.

Redação – O módulo “Redação Oficial”, no dia 20, será ministrado por Tais Serafim Souza da Costa, e vai tratar de normas oficiais para elaboração de ofícios, requerimentos e proposições legislativas. No dia 26, o debate estará centrado em “Processos de Plenário”, tema apresentado pelo diretor de Assistência ao Plenário (DAP), Juarez Villela Filho. Ele vai falar sobre o funcionamento do Protocolo do Plenário e os procedimentos para a apresentação de expedientes à Mesa. O último módulo do curso ocorrerá no dia 27 e tratará da “Gestão Informacional” – o funcionamento do protocolo interno e do sistema Infolep.

Participantes – Quem participou dos primeiros módulos do curso, realizados entre os dias 12 e 13, destacou a importância de conhecer os detalhes da elaboração e tramitação de um projeto de lei, o que vai facilitar o dia a dia no gabinete. “Eu sou advogada e trabalhei no Poder Executivo por seis anos, mas não conheço totalmente a Assembleia. Tenho apenas um conhecimento superficial. Esse contato e essas dicas vão facilitar e muito o dia a dia. O curso tem sido muito bom, porque é didático e passa a informação de maneira objetiva”, conta Cintia Rueda, assessora do deputado Michele Caputo (PSDB). Para a assessora do deputado Galo (PODE), Jaqueline Jaques, o curso é “muito interessante para que os iniciantes no trabalho na Assembleia possam ter conhecimento de como tudo funciona. Com o que já aprendi aqui sinto que estou mais preparada para ajudar o deputado e também a comunidade”.

Inscrições – Interessados em participar do 1º Curso de Gestão Parlamentar devem se inscrever através do site na ALEP, no link da Escola do Legislativo (http://www.alep.pr.gov.br/escoladolegislativo/cursos). As vagas são limitadas. Criada pela Mesa Diretora da Assembleia Legislativa do Paraná, em 2015, a Escola do Legislativo tem como objetivo oferecer suporte conceitual de natureza técnico-administrativa às atividades da Casa. Tem ações voltadas para deputados, vereadores, servidores da ALEP, funcionários de câmaras municipais, lideranças comunitárias, entidades e cidadãos interessados em aprofundar conhecimentos sobre o setor público.