por 20:49 Sem categoria

Comissão de Agricultura vai ao Paraná debater Estrada-Parque Caminho do Colono

Comissão de Agricultura vai ao Paraná debater Estrada-Parque Caminho do Colono

A Comissão de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural da Câmara dos Deputados aprovou nesta quarta-feira (23) o requerimento do deputado Eduardo Sciarra (DEM-PR) que solicita reuniões da Comissão nas cidades paranaenses de Medianeira e Capanema para discutir o projeto que institui a Estrada-Parque Caminho do Colono, no Parque Nacional do Iguaçu, no Paraná. A comissão aprovou também a realização de uma audiência pública em Brasília para debater o assunto.

A Estrada do Colono, localizada no Parque Nacional do Iguaçu, foi implantada na década de 1920 e utilizada durante o período de colonização da região até ser fechada em 1996 por decisão liminar da Justiça Federal. Foi reaberta à força pela população em maio de 1997 e bloqueada em julho de 1997 pelo Superior Tribunal de Justiça. Segundo Sciarra, o Tribunal Regional Federal da 4ª Região está apreciando conciliação judicial para tentar resolver o impasse.

“É importante que a Comissão de Agricultura conheça o problema in loco e esses encontros vão ajudar a encontrar uma solução definitiva para a questão”, afirmou Sciarra. O projeto que institui a estrada (PL 7123/10), de autoria do deputado Assis do Couto, propõe a implantação da estrada no leito histórico do Caminho do Colono, situado entre o km zero e o 17,5 da PR-495, antiga BR-163.

“O projeto é uma oportunidade de resolver o atual impasse e possibilitar, de um lado, a utilização desta insubstituível via de comunicação entre essas regiões e, de outro, a manutenção de estrito e rigoroso controle das variantes ambientais, com a adoção das mais atuais tecnologias de proteção e preservação da natureza, conforme já previsto pelo autor da proposta, a par do que já acontece em outras estradas-parque no Brasil”, justificou o deputado paranaense.

Fechar
WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com