por 14:22 Brasil, Política

Comissão da Covid quer explicações sobre distribuição de vacina aos estados

A comissão externa da Câmara dos Deputados que acompanha o enfrentamento da pandemia de Covid-19 reúne-se na próxima terça-feira (17) para discutir a distribuição de vacinas nos estados.

O pedido para o debate é da deputada Carmen Zanotto (Cidadania-SC), relatora da comissão. Ela explica que, após chegarem ao Brasil, os imunizantes são distribuídos pelo Ministério da Saúde. “Com o avançar do programa de imunização e a chegada constante de novas doses, há sempre novas distribuições que são em porcentagens diferenciadas para cada estado”, lembrou.

A parlamentar observa que o ritmo de vacinação é diferente em cada cidade. “Por exemplo, enquanto São Luís (MA) se tornou a primeira capital do País a imunizar pessoas jovens abaixo dos 29 anos, sem comorbidades, capitais como Palmas (TO) e Boa Vista (RR) estão bem atrasadas quanto à primeira dose em grupos por idade.”

Ela reconhece que a diferença na velocidade de imunização pode ser explicada por particularidades de cada município, como a densidade populacional, mas quer esclarecimentos sobre a distribuição das vacinas, “tendo em vista que não há um percentual fixo de doses para cada estado”.

Foram convidados para prestar esclarecimentos sobre essa logística:
– um representante do Programa Nacional de Imunização (PNI) do Ministério da Saúde;
– o presidente do Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass), Carlos Eduardo de Oliveira Lula; e
– o presidente do Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems), Wilames Freire Bezerra.

A audiência será realizada a partir das 14 horas, em local a definir. Os interessados poderão acompanhar o debate, ao vivo, pelo portal e-Democracia, inclusive enviando perguntas, críticas e sugestões aos convidados.

Fechar
WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com