por 14:09 Sem categoria

Combate à corrupção é tema de oficina voltada a servidores

Combate à corrupção é tema de oficina voltada a servidores

Servidores de secretarias e órgãos do Governo do Paraná e de outros poderes públicos estarão reunidos na próxima segunda-feira (25) para participar da oficina Políticas e Estratégias de Prevenção e Combate à Corrupção, que será realizada pela Secretaria Especial de Corregedoria e Ouvidoria Geral, em parceria com a Controladoria-Geral da União (CGU), o Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão, e o Projeto EuroBrasil 2000. Os trabalhos serão conduzidos pelo perito francês Jean Cartier-Bresson, professor da Universidade de Versailles Saint Quentin e membro do Centro de Economia e de Ética para o Ambiente e o Desenvolvimento.

Servidores de secretarias e órgãos do Governo do Paraná e de outros poderes públicos estarão reunidos na próxima segunda-feira (25) para participar da oficina Políticas e Estratégias de Prevenção e Combate à Corrupção, que será realizada pela Secretaria Especial de Corregedoria e Ouvidoria Geral, em parceria com a Controladoria-Geral da União (CGU), o Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão, e o Projeto EuroBrasil 2000.

As atividades da oficina serão realizadas no auditório do Palácio das Araucárias. De acordo com o secretário especial Luiz Carlos Delazari da Corregedoria e Ouvidoria Geral, o objetivo do encontro é debater estratégias de prevenção e combate à corrupção. “Além disso, temos a proposta de trocar experiências, para colocá-las em prática, a fim de que a administração pública aprimore seus instrumentos de combate à corrupção”, afirma.

Delazari explica que cerca de 40 pessoas devem participar da oficina. “Convidamos para o evento os servidores das áreas jurídica e de auditoria da nossa secretaria e funcionários do Tribunal de Contas do Estado, da CGU no Paraná, do Sistema de Controle Interno do governo, da Procuradoria-Geral do Estado, da Secretaria da Segurança Pública, das polícias Civil e Militar, e das Secretarias da Administração e da Justiça e Cidadania, entre outros órgãos”, diz.                                   

Os trabalhos da oficina serão conduzidos pelo perito francês Jean Cartier-Bresson, professor da Universidade de Versailles Saint Quentin e membro do Centro de Economia e de Ética para o Ambiente e o Desenvolvimento. Ele fará palestras sobre “Boa governança para prevenção da corrupção” e “Políticas de luta contra a corrupção”. Além disso, haverá debates e apresentação da estrutura e do funcionamento da Controladoria-Geral da União no Paraná.

Projeto EuroBrasil – A oficina “Políticas e Estratégias de Prevenção e Combate à Corrupção” faz parte das atividades deste ano do Projeto EuroBrasil 2000, fruto de uma parceria entre o Brasil e a União Européia que visa a modernização da máquina pública, por meio da realização de seminários e oficinas para a capacitação de servidores, entre outras ações. Atividades semelhantes ocorrerão em Pernambuco e na Bahia, que, junto com o Paraná, foram os Estados escolhidos para sediar oficinas sobre combate à corrupção.

Também fez parte dos trabalhos do Projeto EuroBrasil 2000 a realização do “Seminário Brasil-Europa de Prevenção da Corrupção”, entre os dias 13 e 15 de junho, em Brasília. Durante o evento – no qual o Paraná foi representado pelo titular da Corregedoria e Ouvidoria – foram debatidos, por exemplo, temas como transparência pública e controle social, como instrumento de prevenção da corrupção. “Foi uma importante oportunidade de troca de experiências e queremos continuar esse trabalho na oficina que realizaremos no nosso Estado, em busca de mecanismos para prevenir e combater a corrupção”, finaliza Delazari.

Serviço – Oficina “Políticas e Estratégias de Prevenção e Combate à Corrupção”
Data: 25.06.07 – segunda-feira (25)
Hora: das 8h30 às 18h
Local: Auditório do Palácio das Araucárias. Rua Jacy Loureiro de Campos, sem número, Centro Cívico, Curitiba.
Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (41) 3883-4000.

Fechar