Escrito por 08:01 Itaipu Binacional, Obras e infraestrutura

Com um investimento de 3,9 milhões, revitalização do Gramadão começa em outubro

Compartilhe

O Gramadão da Vila A da Itaipu vai começar a mudar até o dia 20 de outubro. Com poucas intervenções e projeto sustentável, o local passará por uma revitalização que o tornará ainda mais atrativo aos moradores e turistas. As mudanças vão da arquitetura ao paisagismo, privilegiando a arborização e os espaços de convivência, respeitando o aspecto natural de relevo do terreno e gramado. A previsão é que obra seja entregue em dez meses, ou seja, em agosto de 2021.

Um dos pontos de encontro mais frequentados por moradores da Vila A e de boa parte de Foz do Iguaçu, o Gramadão de Itaipu tem 31 mil metros quadrados de área.

“vai possibilitar um acolhimento melhor da nossa gente, de todas as idades, do amanhecer ao pôr do sol no local”, disse o general Joaquim Silva e Luna, sobre a transformação do espaço.

Segundo o diretor-geral, a ação é mais um incentivo ao turismo, a principal atividade econômica da cidade.

“Foz do Iguaçu é uma cidade turística e merece ter investimentos no setor, tanto para atender melhor moradores da cidade como também o visitante, que terá no Gramadão mais um atrativo de qualidade.”

Todas obras financiadas pela Itaipu têm como foco a melhoria da qualidade de vida da comunidade, desde as estruturantes – como a Ponte da Integração, Perimetral Leste, duplicação da Rodovia das Cataratas e ampliação de pista de pouso e decolagem do Aeroporto de Foz do Iguaçu – às de menor porte, mas bastante significativas, como as ciclovias da Vila A e Avenida Tancredo Neves, entre outras.

O investimento estimado para a revitalização do Gramadão é de R$ 3,9 milhões. A obra atende ao pedido das assessorias de Comunicação Social e de Turismo da Itaipu. A gestão será feita pela Diretoria de Coordenação da empresa. A obra será executada pela Puel Engenharia, de Florianópolis (SC).

Interdição

Durante o período de obras, o Gramadão será interditado, para dar celeridade ao projeto. Por isso, excepcionalmente este ano, a programação natalina da Itaipu – que tradicionalmente acontece naquele espaço – será na Igreja Nossa Senhora de Guadalupe, também na Vila A, de 3 a 21 de dezembro, das 20h às 24h. Uma projeção de luz mapeada na arquitetura da igreja vai mostrar um pouco da história de Foz, seus atrativos, diversidade de etnias e a magia da festa natalina.

Novidades

Haverá sinalização nas imediações mostrando como será o novo Gramadão. Entre as novidades está o calçadão arborizado que será construído na Rua Guará, atrás da Concha Acústica, dando um novo uso à via no trecho entre a Avenida Paraná e a Rua Perdigão. Este calçadão foi projetado para receber as barraquinhas de comida, que migrarão da Avenida Silvio Américo Sasdelli para este novo local, com iluminação, segurança e espaço mais adequados. Será também uma nova entrada ao Gramadão, com acesso direto ao parquinho.

Desde o final dos anos 90, esta é a maior revitalização do espaço, quando ali foi promovido o primeiro Natal de Foz e, logo em seguida, em 2000, foi construída uma nova infraestrutura, com concha acústica e sanitários.

O projeto prevê melhorias no mobiliário urbano, ordenamento e adequação das barraquinhas de comidas. O modelo de concessão de uso do espaço ainda está sendo definido e será divulgado futuramente.

Além disso, terá nova iluminação, embelezamento do local, arborização, sinalização, instalação de arquibancadas de concreto, criação de rampas e adaptação da concha acústica para diferentes tipos de espetáculos, com elevação do nível abaixo do palco, diminuindo a distância para o público nas apresentações. O parquinho para as crianças será mais lúdico, com mais opções de diversão.

O arquiteto Henrique Gazzola de Lima, da Divisão de Planejamento de Infraestrutura, explica que o projeto respeita as características positivas do Gramadão, como a amplitude do terreno, a topografia e a diversidade de usos, mas traz melhorias importantes, como o maior sombreamento e mais lugares para sentar e curtir o espaço público.

Close