Arquivos

Categorias

Com a chegada do frio, Palmas registra primeira geada de 2017

geada 2017O frio intenso anunciado chegou e com ele a primeira geada de 2017 em Palmas, no sudoeste do Paraná. Na manhã desta sexta-feira (28), a paisagem ganhou tons de branco com uma camada de gelo recobrindo as superfícies expostas, veículos, telhados, solo e a vegetação.

As temperaturas mínimas na cidade, de acordo com dados da estação meteorológica do Instituto Agronômico do Paraná (Iapar), atingiram -6.6 (seis graus negativos) na relva, onde fica concentrado o gelo e -0.6 graus negativos no ambiente. 

Várias fontes meteorológicas já apontam que 2017 terá um inverno bastante rigoroso em Palmas. A previsão é de grandes geadas e possibilidade de neve. “A cidade já está preparada para receber os turistas amantes do frio”, ressalta a diretora de Turismo, Carine Ambrósio.

Expectativa
A rede hoteleira e a gastronomia local estão muito otimistas diante do cenário previsto. Para este final de semana, de acordo com levantamento do Departamento Municipal de Turismo, mais de 60% dos 550 leitos disponíveis já estavam reservados na manhã da última quarta-feira (26).

Além da possibilidade de frio intenso, diversos eventos deverão atrair visitantes para a cidade durante o feriado de 1º de maio, Dia do Trabalhador (segunda-feira). Entre os destaques estão o jogo da volta, pela Copa do Brasil de Futsal, do Palmas contra o Atlântico, de Erexim (RS) e o show da banda Roupa Nova, no domingo (30) à noite) e a tradicional Festa da Costela, do Seminário Diocesano, na segunda.

“Para este final de semana, teremos uma excelente ocupação”, informou Dirce Fabris, gerente de um dos principais hotéis de Palmas. “Estamos confiantes que este ano o inverno será bastante rigoroso, atraindo um bom número de turistas, como em anos anteriores, quando tivemos mais de 70% de ocupação neste período”, disse.

Panorama
Na avaliação de Carine Ambrósio, muitas pessoas se deslocam a grandes distâncias para aproveitarem o inverno nas serras gaúcha e catarinense. “Vamos trabalhar para atrair este público, já que o clima em Palmas é semelhante ao destas regiões”.

Carine lembra ainda que Palmas, que é reconhecida por sediar a primeira usina de energia elétrica dos ventos, também se destaca por concentrar a maior produção de maçãs do Paraná.