0 Shares 214 Views

Coluna de quinta, 16

16 de agosto de 2018
214 Views

Sem chance
Enquanto os principais candidatos ao Governo do Estado comentavam ontem (15), sobre a pesquisa IRG/Bem Paraná, o Tribunal Regional Eleitoral suspendia a divulgação de outra pesquisa eleitoral para governador. O argumento apresentado para derrubar a enquete da Radar inteligência é até “que as fontes de pesquisa sejam indicadas corretamente”. A divulgação estava marcada para o sábado (18).

Sem chance II
A decisão liminar foi do juiz Ricardo Augusto Reis de Macedo, que também pediu acesso ao sistema interno de controle, à verificação e à fiscalização de coleta de dados. A decisão atendeu representação do MDB que apontou diversas irregularidades no plano amostral da pesquisa.

Pega que é teu
A governadora Cida Borghetti (PP) não vai sancionar o reajuste de 2,76% concedido a servidores de diversos órgãos do estado. Como a coluna já havia especulado, o texto que foi aprovado pelos deputados após a derrubada dos vetos do governo volta à Assembleia e para virar lei deve ser promulgado pelo presidente da Casa, Ademar Traiano (PSDB).

É tua II
A avaliação do governo, segundo a Gazeta do Povo, é que já que os deputados optaram por derrubar os vetos para conceder reajuste, que assumam a responsabilidade de promulgar a lei. Com isso, joga para a Assembleia o ônus político e fiscal da medida.

Puxa daqui, …
… espicha dali! A coluna já abordou o tema das mudanças nas atas das convenções. Ontem o blogueiro Fernando Tupan refez as contas e constatou que o PSL não foi o campeão de mudanças das atas da convenções partidárias. O partido que mais mudou foi a Rede, do candidato Jorge Bernardi, oito vezes no total.

Maquiagem
As mudanças não foram programáticas, apenas cosméticas, de nomes, números e desistências de candidaturas.

Prazo encerrado
Por falar em atas, terminou ontem (15), às 19h, o prazo para os partidos e coligações registrarem às candidaturas ao Governo do Estado. Até o fechamento da coluna, ainda faltavam alguns dos 10 candidatos. No TRE, quem chegou até o horário estabelecido, seria atendido, independente do horário.

Estava certo
O advogado paranaense Luiz Fernando Casagrande Pereira, o Pereirinha, um dos mais respeitados eleitoralistas do país, fala e escreve há meses que Lula, apesar de preso, poderia ter sua candidatura registrada, como lembra Celso Nascimento em seu blog Contraponto. Sua previsão estava certa: o TSE aceitou ontem a candidatura do ex-presidente!

Certo II
Pereira, que embora advogue para o PT e para Lula, mantém distanciamento político-ideológico com qualquer dos clientes que procuram (e ele aceita) seus serviços profissionais. Tanto que é também advogado do ex-governador Beto Richa, do PSDB.

Mais notícias para você:



Deixe um comentário

Your email address will not be published.