0 Shares 204 Views

Coluna Boca Maldita deste sábado, 28

28 de novembro de 2015
204 Views

ponte da argentina

30 anos da Ponte Tancredo Neves
O Portal H2FOZ está produzindo um belo resgate dos 30 anos de fundação da Ponte Tancredo Neves, ou Ponte da Fraternidade, unindo Foz do Iguaçu a Puerto Iguazú, na Argentina. O site reuniu um timaço de jornalistas, colaboradores, historiadores e ex-trabalhadores da obra, inaugurada em 29 de novembro de 1985.

Declaração do Iguaçu
A inauguração da ponte, sempre é bom lembrar, ocorreu um dia antes da assinatura da Declaração do Iguaçu, que deu origem ao acordo que originou o Mercosul, como bem lembrou recentemente a deputada Claudia Pereira (PSC), com requerimento aprovado na Assembleia Legislativa.

Impunidade, desde sempre?
O senador Delcidio Amaral (PT-MS) não teve o privilégio de ser o primeiro preso no exercício do mandato. Em 1963, o então senador Arnom de Mello disparou um tiro que matou o senador José Kairala. Pai do atual senador Fernando Collor de Mello, Armon queria, mesmo, matar seu colega de bancada Silvestre Péricles. Eles eram adversários políticos em Alagoas e ganharam a liberdade logo após.

Liberdade de expressão
A Associação Brasileira de Imprensa (ABI) ajuizou no Supremo Tribunal Federal Ação Direta de Inconstitucionalidade contra a criada pelo senador Roberto Requião (PMDB-PR), de direito de resposta. A entiade sustenta que a lei atenta contra a liberdade de imprensa e de expressão e ofende os princípios da ampla defesa, do contraditório, da igualdade das partes, do devido processo legal e do juiz natural.

Júri Popular
A escolha dos jurados do caso do ex-deputado Fernando Ribas Carli Filho será na segunda (30), às 13h30, no Cartório Judicial da Vara do Júri de Curitiba. O julgamento está marcado para os dias 21 e 22 de janeiro de 2016.

13º nas alturas

Se fosse pago o 13º salário aos vereadores de Curitiba como eles pretendem este ano teria impacto de aproximadamente R$ 625 mil no orçamento da capital. Se todas as outras 398 câmaras municipais do Paraná fossem pagar, por extensão, o mesmo benefício aos vereadores, o custo anual seria de R$ 19,55 milhões nos orçamentos municipais.

Entre aspas
“Foi uma grande burrada, ou alguma palavra parecida”. Do ex-presidente Lula (PT), ainda atordoado com a prisão de mais um amigo, desta vez o senador Delcídio Amaral (PT-MS).

Ortografia
A Escola do Legislativo da Assemleia promove sexta (4 de dezembro), a partir das 10h, no Plenarinho, curso sobre o Novo Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa, que entra em vigor a partir de janeiro de 2016. O professor Marlus Geronasso, mestre em Educação pela UFPR e coordenador do Projeto Eureka, apresentará regras básicas e uma série de questões relacionadas ao tema.

Mais notícias para você:



Deixe um comentário

Your email address will not be published.