por 10:35 Brasil, Economia, Justiça, Política

Coluna Boca Maldita deste sábado, 17

Temer bem no Sul
Pesquisa Ibope/CNI mostra que está na Região Sul a maior satisfação com o presidente Michel Temer. Mas não é lá essa coisa toda. Para apenas 20% dos residentes da região, o governo do presidente Temer está sendo ótimo ou bom. Mesmo assim, é o maior percentual do país. Já no Nordeste, Temer tem sua pior avaliação: apenas 9% acham que seu governo é bom ou regular.

Maior legado 1
Se o mandato do governador Beto Richa (PSDB) terminasse neste fim de ano, as contas do Paraná seriam entregues com dinheiro em caixa. Em entrevista à rádio, no Jornal da Banda B, na manhã desta sexta-feira (16), Richa destacou o Paraná como o estado com a melhor situação financeira e fiscal do Brasil e disse que o ajuste fiscal que propiciou a situação seria o seu maior legado.

Maior legado 2
“Fui muito criticado pelos meus adversários quando no final de 2104 iniciei um grande ajuste fiscal, com medidas de austeridade que exigiram responsabilidade e coragem. Isso mexeu com minha popularidade e, mesmo alertado por meus assessores, não abri mão dessa ideia. Escolhi o futuro do Paraná e hoje posso dizer que o ajuste fiscal é o maior legado desta primeira metade do meu segundo mandato”, afirmou Richa.

Sai Paranhos, entra Jonatas
O prefeito eleito de Cascavel, Leonaldo Paranhos, do PSC, já não é mais deputado estadual. Ele renuciou ontem (16) seu mandato para a assumir a prefeitura do município do Oeste. Com isso, o suplente de deputado Jonatas Felisberto da Silva, também no PSC, assumiu o mandato.

Sai Bonilha, entra Durval
Durval Amaral é o novo presidente do Tribunal de Contas do Paraná, com mandato até 2018. Ele substitui o conselheiro Ivan Bonilha e prometeu logo após ser eleito aproximar o Tribunal da população.

Bilhões
As empresas públicas e autarquias paranaenses (Copel, Sanepar, Compagás, BRDE e outras) prometem investir R$ 3,4 bilhões em 2017. O valor está declarado na Lei Orçamentária Anual (LOA), aprovada na última semana pela Assembleia. Somado ao valor de investimentos proposto diretamente pelo governo estadual, os investimentos públicos no Paraná devem chegar a quase R$ 7 bilhões.

Zelador municipal
O prefeito eleito de Curitiba Rafael Greca anunciou que criará o cargo de “zelador municipal”. A ideia é que o “zelador” ande pela cidade detectando problemas de manutenção urbana, como ruas esburacadas, praças sujas, mato alto e outros problemas urbanos. Faz sentido: nos últimos anos a cidade está bem abandonada.

Cunha no presídio
O juiz Sérgio Moro determinou a transferência do ex-presidente da Câmara Eduardo Cunha (PMDB-RJ) para o Complexo Médico Penal de Pinhais, presídio onde estão outros réus da Lava Jato. A decisão segue a ideia de deixar no cárcere da PF em Curitiba apenas os presos que ainda estão sendo interrogados pelos investigadores.

Vem mais
O ato de Moro de solicitar a transferência de presos é interpretado geralmente como um prelúdio de que novos presos pela Lava Jato estão a caminho de Curitiba. Ou seja, frio na barriga na classe política de Brasília.

Fechar
WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com