Written by 11:50 Coluna Boca Maldita

Coluna Boca Maldita desta terça, 31

Tiro no pé
A invasão dos Núcleos Regionais de Educação pode acabar virando um tiro no pé da APP-Sindicato e causar prejuízo ao magistério. Estas unidades são responsáveis pela operação de toda a rede estadual de ensino e, entre outras obrigações, está a distribuição de aulas, inclusive as extraordinárias, que garante uma renda a mais ao professor. Esta tarefa precisa acontecer na primeira semana do mês, sob pena do trabalho extra não ser incluído na folha de pagamento do magistério. Além disso, após a distribuição de aulas para os professores efetivos, o Estado faz o chamamento de professores temporários para completar a grade curricular da rede, de modo que não falte educador em sala de aula.

Dívidas
O prefeito de Curitiba, Rafael Greca (PMN), acusou o ex-prefeito Gustavo Fruet (PDT) de ter deixado uma dívida de R$ 1,27 bilhão. A maior parte da dívida seria com a previdência municipal e o atraso dos serviços de coleta de lixo e repasses a hospitais. O valor divulgado é três vezes maior do que o herdado por por Fruet em 2013, de R$ 400 milhões.

Febre
O Governo do Paraná solicitou nesta semana o envio de doses extras da vacina contra a febre amarela, fornecida pelo Ministério da Saúde. O primeiro lote, com 60 mil doses, já chegou ao Estado e será distribuído aos municípios. O objetivo é atender ao aumento na procura pela vacina ofertada na rede pública. Desde o início do ano, 421 casos silvestres já foram notificados suspeitos no país, com 40 mortes confirmadas.

Itaipu aprovada
A ampla maioria (90,5%) da população do Oeste do Paraná aprova Itaipu e confia (88,3%) na empresa, diante de baixas taxas de desaprovação (1,2%) e desconfiança (1%). As conclusões são de uma pesquisa feita com 1.102 pessoas, em 14 municípios da região, de 31 de outubro a 8 de novembro, a pedido da Itaipu. A avaliação também mediu a imagem de Itaipu para a Comunidade, classificada como “ótima e boa” para 85,5%, “regular” para 7,5% e “ruim e péssima” para somente 0,6%.

Kaefer contra
O deputado federal Alfredo Kaefer (PSL-PR) entrou na Justiça para que o presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM-RJ), não conduza o processo de eleição para a Mesa Diretora da Casa, no próximo dia 2. Para Kaefer, Maia conduzir ativamente o pleito e violaria os princípios constitucionais, como usar o cargo de presidente da Câmara em favor de interesse pessoal, no caso sua tentativa de reeleição.

Citados
Michel Temer, Eliseu Padilha, Renan Calheiros e Jaques Wagner são alguns dos nomes citados no primeiro anexo da delação premiada da construtora Odebrecht, divulgado pelo jornal O Estado de S. Paulo. A expectativa é que nos próximos dias novos nomes surjam. Até agora, nenhum paranaense na lista.

Alerta
João Santana, ex-marqueteiro do PT, afirmou que a ex-presidente Dilma não só sabia previamente das operações da Lava Jato como também chegou a alertá-lo sobre prisão dele e de sua mulher Mônica. A declaração foi feita pelo publicitário baiano em nova proposta de delação premiada.

(Visited 2 times, 1 visits today)

Close