Arquivos

Categorias

Coluna Boca Maldita desta terça, 22

Coluna Boca Maldita desta terça, 22

Assembleia inaugura novo
auditório das Comissões
O presidente da Assembleia Legislativa, Ademar Traiano (PSDB), inaugura hoje (22), o novo auditório das comissões técnicas. O espaço, como a coluna adiantou na última semana, fica no antigo restaurante do prédio do Plenário e vai receber também reuniões e audiências públicas.

Comissões II
A Assembleia possui 26 comissões permanentes, que têm caráter técnico-legislativo ou especializado. Elas promovem reuniões e debates sobre as matérias e temas relacionados ao Legislativo, emitindo pareceres acerca dos projetos em tramitação. Conta ainda com comissões temporárias que apreciam assuntos específicos, como é o caso das CPIs e das Comissões Especiais.

Visita confirmada
O PSDB confirmou ontem (21) a visita ao Paraná de seu presidente nacional, o senador Aécio Neves. Na agenda, organizada pelo governador Beto Richa, com presença de prefeitos, vice-prefeitos, vereadores, empresários e lideranças, o partido irá receber novos filiados. A expectativa é que 30 prefeitos assinarão a ficha tucana.

Duque e Vaccari condenados
O juiz federal Sérgio Moro não aliviou e condenou ontem o ex-diretor da Petrobrás Renato Duque a 28 anos e oito meses de prisão por corrupção passiva, lavagem de dinheiro e associação criminosa. É a mais alta pena já imposta pela Operação Lava Jato. Na mesma sentença, condenou o ex-tesoureiro do PT João Vaccari Neto, também por corrupção, a 15 anos e 4 meses de prisão pelos crimes atribuídos a Duque.

Engevix na mira
Por falar na Lava Jato, a Operação chegou ontem a 19ª fase, denominada “Nessun Dorma”, com a prisão de José Antunes Sobrinho, um dos donos da Engevix. A empreiteira, que atendia a Petrobras, irrigou com doações as campanhas da senadora Gleisi Hofmann nas campanhas de 2006, 2008 e 2010, o que gerou uma série de especulações nos bastidores da política estadual.

Auditores da RE na mira
Outra operação, a Publicano, desencadeada pelo Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco), também teve nova fase desencadeada ontem. Pelo menos dois ex-auditores da Receita Estadual (RE) foram presos em cumprimento a mandados de prisão. Ambos foram denunciados por fatos ocorridos em 2010, no período em que um deles era assessor do então delegado-chefe da 8ª Delegacia Regional da Receita em Londrina e o outro, inspetor geral de Fiscalização na 1ª DRR em Curitiba.

Arrecadação menor
Em meio à crise econômica, os 27 governadores do país atravessaram o primeiro semestre deste ano com R$ 11,8 bilhões a menos em caixa, em comparação com o mesmo período de 2014. Os dados, levantados pela Folha de S.Paulo, apontam que 19 dos 26 Estados e o DF tiveram redução na receita tributária na primeira metade de 2015.

Sem competência
A Assembleia decidiu ontem que não tem poder para decidir sobre o futuro do Uber, aplicativo de caronas pagas que está entrando no Brasil e que tem provocado revolta entre taxistas. Um projeto, que tentava proibir o serviço no Estado, foi arquivado na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) devido voto contrário do relator Tiago Amaral (PSB).

Dia sem carro
Curitiba vai participar hoje, do Dia Mundial sem Carro. O tráfego para veículos será fechado no trecho da Rua Barão do Rio Branco entre as ruas Marechal Deodoro e Tobias de Macedo. A atividade faz parte da Semana Nacional do Trânsito 2015.