Arquivos

Categorias

Coluna Boca Maldita desta sexta-feira, 5

beto-mãe-paranaenseMortalidade infantil

O Paraná registra atualmente o menor índice de mortalidade infantil da história da saúde pública. O índice é de 10,49 mortes de bebês a cada mil nascidos vivos. As regionais da Secretaria Estadual de Saúde de Paranavaí, Francisco Beltrão, Cianorte, Toledo, União da Vitória, Telêmaco Borba e Maringá já apresentam índice de um dígito (menor que 10). Nos últimos anos, o Estado reduziu a mortalidade infantil em 14% e a mortalidade materna caiu em 29% – comparado aos índices de 2010.

Inclusão
A Câmara de Foz do Iguaçu aprovou ontem (04), proposição do vereador Jeferson Brayners (PRB), que pede ao Executivo informações quanto à viabilidade para a criação de um programa de capacitação para a inclusão de pessoas com deficiência no mercado de trabalho. O requerimento 193/2017 foi encaminhado ao Executivo.

Avô
Nasceu na madrugada de ontem, em Viena (Áustria), o primeiro neto do jornalista e escritor Fábio Campana. Antônio, filho de Izabel Campana e Lucas, nasceu com 51 centímetros e 3.750 quilos. “Antônio é um moreno, alto, bonito, inteligente, simpático, modéstia à parte, acho que ele puxou o avô”, disse Campana.

Rural
A Cohapar protocolou na Caixa Econômica Federal projetos para a construção de 11.034 novas moradias rurais em 327 municípios do Paraná. Os recursos serão do Programa Nacional de Habitação Rural do governo federal, disse o governador Beto Richa (PSDB), tratando da questão junto ao Ministério da Cidade. No último dia 15 de março, ele levou o pleito de mais recursos para a habitação do Paraná diretamente ao ministro Bruno Araújo.

Expoingá
A vice-governadora do Paraná, Cida Borghetti (PP), vai transferir o gabinete para a Feira Agropecuária, Industrial e Comercial de Maringá, a Expoingá 2017. A mudança ocorre a partir desta sexta (05), quando ocorrerá a abertura oficial com a participação do governador Beto Richa. Cida afirma que a mudança facilita as reuniões e audiências com lideranças da região Noroeste e de outras partes do Estado.

Mudanças
A Lei da Estatais, que restringe a participação de lideranças partidárias na direção de empresas públicas, vai provocar mudanças nas diretorias da Fomento Paraná e da Compagas. Na primeira, quem deixa a presidência é Juraci Barbosa Sobrinho. Advogado aposentado do Estado, Juraci Barbosa ocupa o cargo desde o início da gestão do governador Beto Richa.

Mudanças II
Na Compagas, quem deixa a direção é Fernando Ghignone, que também acompanha Richa desde a posse, em 2011. Até 2015, Ghignone dirigiu a Sanepar. Desde então comanda a empresa de gás do governo , que é vinculada a Copel. Tanto Ghignone quanto Barbosa Sobrinho são filiados históricos do PSDB.

Esperado
O ex-presidente Lula (PT) já é esperado em Curitiba para o depoimento ao juiz Sergio Moro, na quarta-feira, 10. “Seja bem-vindo. A República de Curitiba te espera de grades abertas”, diz a mensagem dos outdoors espalhados na cidade pelo movimento Vem Pra Rua e AvaTogas. Um deles está instalado perto da Justiça Federal, no Ahú, onde Lula prestará seu depoimento sobre a participação nos esquemas de desvio de dinheiro público.

Mais de política no www.bocamaldita.com