Arquivos

Categorias

Coluna Boca Maldita desta sexta, 11

Coluna Boca Maldita desta sexta, 11

Doações de empresas mantidas
Como o presidente Eduardo Cunha (PMDB-RJ) antecipou, e a coluna anotou, a Câmara dos Deputados derrubou, na noite de quarta-feira (09), a decisão do Senado e manteve as doações de empresas a partidos políticos e os limites a essas doações. A matéria será enviada à sanção da presidente Dilma Rousseff (PT), que terá um prazo de 15 dias para decidir se aprova ou veta a minirreforma eleitoral. Com esse prazo, as novas regras poderão valer já para as eleições municipais do ano que vem.

Minirreforma II
O Plenário da Câmara aprovou parcialmente o texto do Senado para o projeto de lei 5735/13. Em relação aos limites de gastos de campanha, foi mantido, mas alterado o percentual para as campanhas a cargos proporcionais, fixando também para o cargo de deputado federal o teto de 70% do maior gasto contratado nas eleições anteriores em cada circunscrição (estado ou município).

Minirreforma III
De acordo com o texto aprovado pelos deputados, o limite de doações de pessoas físicas a candidatos e a partidos continua a ser 10% de seus rendimentos brutos no ano anterior à eleição. Fora desse montante estão as doações estimáveis em dinheiro relativas à utilização de bens móveis ou imóveis de propriedade do doador, cujo teto o projeto aumenta de R$ 50 mil para R$ 80 mil reais de valor estimado.

Janela da infidelidade
Um dos itens mais aguardados por deputados e vereadores no exercício do mandato é a “janela” de 30 dias para mudar de partido sem ferir a Lei da Fidelidade Partidária. Na minirreforma aprovada pela Câmara, os deputados alteraram, também, o prazo de filiação de um ano antes das eleições para seis meses anteriores.

Em mãos
A deputada Claudia Pereira (PSC) destacou ontem, em seu Facebook, a entrega do pedido formal, ao governador Beto Richa (PSDB), de ajuda aos 60 mil iguaçuenses afetado pelas fortes chuvas e queda de granizo no início da noite de segunda-feira (7). O ofício foi assinado por Reni Pereira (PSB). “O prefeito solicitou ajuda financeira emergencial para compra de telhas, materiais de higiene pessoal, kit de cozinha, panelas, colchões, mobiliários, camas”, disse a deputada.

Solidariedade
O deputado Chico Brasileiro (PSD) também usou a rede social para falar sobre o drama das famílias. “No meio de tanta dor, sensação de desamparo e perdas materiais, surge um gigante adormecido: a solidariedade iguaçuense. Cada um do seu jeito e ao seu estilo, vem contribuindo para ajudar resgatar o curso normal da vida de muitas famílias iguaçuenses”.

Pelo impeachment de Dilma
Políticos de oposição ligados a oito partidos, inclusive do PMDB do vice-presidente Michel Temer, e do PSD do ministro das Cidades, Gilberto Kassab, lançaram ontem em Brasilia um movimento pelo impeachment da presidente Dilma Rousseff. Na mesma oportunidade colocaram no ar um site com uma petição online com o objetivo de coletar assinaturas em apoio à saída de Dilma, por meio do impeachment. O endereço da página é www.proimpeachment.com.br,]

Entre aspas
“Não estimulo porque impeachment é algo que pode acontecer por alguma coisa visível, de forma que não precise ser estimulada. Pode acontecer alguma coisa que se perceba que não dá para continuar o governo. Por enquanto isso não aconteceu”. Do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso ao ser questionado sobre a participação do PSDB no movimento pelo impeachment de Dilma.

Queda de 38% no FPM
Não está fácil para as administrações municipais. As prefeituras do Paraná registraram, em setembro, queda de 38,07% nos repasses do Fundo de Participação dos Municípios, em relação ao mesmo período do ano passado. Os dados são da Associação dos Municípios do Paraná (AMP), que organiza uma manifestação marcada para o próximo dia 21, quandos as prefeituras devem fechar as portas em protesto contra a crise.

Curitiba é top na inflação
E a nossa capital continua em destaque na imprensa nacional, especializada em economia. A inflação em Curitiba em agosto foi a mais alta de todas as cidades pesquisadas pelo IBGE. O índice de 0,47% foi mais do que o dobro do 0,22% registrado no país. O IPCA acumulado na capital neste ano foi de 8,83%, também o mais alto do Brasil, acima da média nacional de 7,06%.