Escrito por 9:36 Assunto

Coluna Boca Maldita desta segunda, 31

Coluna Boca Maldita desta segunda, 31
Sugestões ao Plano Plurianual
Termina nesta segunda (31) a audiência pública virtual do Plano Plurianual 2016-2019 – o planejamento das ações do Governo do Estado para os próximos quatro anos. Para garantir a participação da sociedade na elaboração do plano, o Governo criou a páginawww.governoecidadao.pr.gov.br. No site é possível enviar dúvidas, sugestões e também avaliar as iniciativas que já estão na proposta apresentada pela Secretaria do Planejamento e Coordenação Geral.
Plurianual II
Ativo desde 17 de agosto, o site registrou, até 27 de agosto, 3.772 avaliações de iniciativas e 395 sugestões de ações para os programas de governo. Para quem quiser conhecer um pouco mais sobre o processo de elaboração do Plano Plurianual, também estão disponíveis no site os vídeos das audiências públicas presenciais que aconteceram em Maringá, Cascavel e Curitiba.
Tragédia envolve indígenas
Uma nova tragédia, na manhã de domingo (30), terminou com a morte de três indígenas da Reserva Rio das Cobras, às margens da BR-277, na região de Nova Laranjeiras. Um motorista, com suspeita de embriaguez perdeu o controle do veículo Parati placas LJZ 5505, de Diamante do Sul, próximo ao quilômetro 476/77, a 300 metros do trevo de acesso do aldeamento.
204 milhões
O Brasil tem uma população de 204.450.649 habitantes, segundo dados do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), publicados sexta-feira (28) no Diário Oficial da União. Os dados são estimativas de população feitas com base no dia 1º de julho de 2015.Do ano passado para cá, a população cresceu cerca de 0,87% – em 2014, segundo o IBGE, o Brasil havia chegado a 202.768.562 de habitantes
11 milhões
O mais populoso, São Paulo, tem 44,4 milhões de habitantes. São cinco estados com mais de 10 milhões de habitantes: Minas Gerais (20,86 milhões), Rio de Janeiro (16,55 milhões), Bahia (15,2 milhões), Rio Grande do Sul (11,24 milhões) e Paraná (11,16 milhões).
CPMF na berlinda
Subiu no telhado a intenção da presidente Dilma Rousseff (PT) de recriar o imposto do cheque, cobrado sobre movimentação de grandes somas. Inclusive o vice-presidente, Michel Temer (PMDB), já avisou, não vai ajudar na aprovação da proposta no Congresso Nacional, que é a soma da Câmara e do Senado.
PMDB define estratégias
O Diretório do PMDB de Curitiba se reuniu sábado (29) para definir os rumos em 2016. No encontro, foram apresentados pré-candidatos a vereador e os três pré-candidatos a prefeito. Rafael Greca, Maurício de Melo e Silva e Reinhold Stephanes Junior. Das palestras uma constatação, todos defendem candidatura própria para sucessão de Gustavo Fruet (PDT).
Pauta nacional
Entre as discussões a elaboração de um manifesto à direção nacional do PMDB, orientando que o partido entregue todos seus cargos para o PT e deixe a aliança com o Governo Dilma. Diante das divergências, ficou agendado para 12 de setembro uma nova rodada de debates.
Parcelando os salários
Embora o governo gaúcho ainda não tenha confirmado como será feito o pagamento do funcionalismo público relativo ao mês de agosto, a reportagem do jornal Correio do Povo teve acesso a documentos que indicam que os salários serão pagos em quatro parcelas. A primeira deverá ser efetuada nesta segunda, 31. Aproximadamente R$ 600 serão debitados para cada servidor.
Gritos del Monday
A queda de água do rio Monday, em Presidente Franco (PY), serviu de cenário para um filme que promete arrepiar. É o Gritos del Monday, suspense cercado de mistérios dirigido por Héctor Rodríguez e com produção de Victor Miranda, que deverá estrear em fevereiro de 2016. Na internet, já é possível conferir o trailer.
Só com atestado de idoneidade?
Um empresário de Curitiba, da família Madalosso, mandou estampar no cardápio de suas duas lojas gastronômicas na capital que no local é proibido a entrada de políticos corruptos. Sem desmerecer a iniciativa, a coluna ficou com uma curiosidade atrás da orelha: Terá na entrada alguém pedindo atestado de idoneidade para os clientes?
Vice assume em Bom Jardim
Amparada em um mandado de segurança, Malrinete Gralhada (PMDB), vice-prefeita de Bom Jardim, no interior do Maranhão, tomou posse sexta (28), no cargo de Lidiane Rocha (PP), a prefeita que ficou famosa por ostentar luxo na internet e que fugiu após operação da Polícia Federal, contra a corrupção no município.
Tucanos no Mato Grosso
A solenidade de filiação ao PSDB, do governador Pedro Taques, do Mato Grosso, atraiu tucanos de alta plumagem de todas as regiões do país. Do Paraná, os mais destacados foram o governador Beto Richa e o presidente estadual e presidente da Assembleia Legislativa, Ademar Traiano.
(Visited 1 times, 1 visits today)
Close