Arquivos

Categorias

Coluna Boca Maldita desta segunda, 07

Deu Requião
A chapa de Rafael Xavier venceu a eleição para presidir o diretório do PMDB de Curitiba. Ele conquistou 290 votos contra 196 dados a chapa de Hudson Calefe. O placar foi visto como uma vitória do senador Roberto Requião sobre o sobrinho, o deputado federal João Arruda. Requião apoiou Xavier, enquanto Arruda foi de Calefe. “Somos Todos Companheiros”, declarou o senador após o resultado, tentando minimizar as arestas com o sobrinho que criou o bate-chapa na capital.

O que disseram?
Assim como na votação do impeachment da presidente Dilma (PT), em 23 de abril de 2016, os deputados federais foram novamente chamados à declarar individualmente seus votos sobre aceitar ou não a denúncia da Procuradoria-geral da República contra o presidente Michel Temer (PMDB). Dos 30 paranaenses, 16 votaram contra, onze favoráveis e três se ausentaram.

O que? II
A redação do Bem Paraná compilou as justificativas de cada um e constatou que a maioria usou o espaço para justificar o voto. Entre os argumentos estavam “pelas reformas” e “pela estabilidade política”. Outros como Fernando Giacobo (PR), João Arruda e Nelson Meurer (PP), este último réu no STF acusado pela operação Lava Jato, disseram simplesmente “sim”.

Jovens na política
“A democracia necessita de pluralidade e os jovens, que possuem uma característica mais crítica e atuante, são essenciais para promover a renovação e mudança em nossa política, que precisa ser cada vez mais participativa e em sintonia com os desejos da sociedade”. Do presidente do Instituto Teotônio Vilela do Paraná (ITV-PR), Marcello Richa, no Encontro da Juventude do Democratas no final de semana em Arapongas.

‘Solidariedade’
“Foi uma festa solidária”. do prefeito Rafael Greca ao receber no colégio Adventista do Alto Boqueirão, cinco mil peças de roupas, cobertores e calçados arrecadados para a campanha Nós Transmitimos Calor, organizada pela Rede Massa em parceria com a Fundação de Ação Social (FAZ) em Curitiba.

Deixa quieto
O STF suspendeu o depoimento do presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM-RJ), à Polícia Federal. Ele seria ouvido na próxima terça (08), mas o ministro Edson Fachin, relator da Lava Jato, atendeu a um pedido da defesa para que Maia não fosse interrogado por enquanto. Ai, ai, ai …

Sai! …
… Não sai! Os quatro membros originais – Brasil, Paraguai, Argentina e Uruguai, apoiaram a suspensão da Venezuela do Mercosul alegando uma “ruptura da ordem democrática”. “Não vão tirar a Venezuela do Mercosul. Nunca. Somos Mercosul de alma, coração e vida. Algumas oligarquias golpistas, como a do Brasil, ou miseráveis, como a que governa a Argentina, poderão tentar mil vezes, mas sempre estaremos aí”, respondeu o presidente venezuelano Nicolás Maduro, em declarações à Rádio Rebelde da Argentina.

PM
O Governo do Paraná investiu, nos últimos dois anos, R$ 112 milhões na Polícia Militar do Estado. Os recursos foram utilizados para melhorar a estrutura da entidade, com aquisição de equipamentos e contratação de pessoal. “Temos feito importantes investimentos para fortalecer a segurança pública e qualificar o trabalho dos policiais militares”, disse o governador Beto Richa.