Arquivos

Categorias

Coluna Boca Maldita desta quinta, 30

PT vai às urnas
No próximo dia 9 de abril (domingo), petistas de todo o país vão às urnas para renovar as direções municipais e zonais partido. Também irão votar nas chapas de delegados e delegadas aos congressos estaduais do PT, que acontecerão em maio e que equivalem a uma das etapas de realização do 6º Congresso Nacional – Marisa Letícia Lula da Silva, em junho. De acordo com a Secretaria Nacional de Organização (SORG), são 62,7 mil militantes que se inscreveram para participar do processo em todo país. Eles vão representar quase 1,8 milhão de filiados.

Paraná
No estado, segundo a SORG, foram inscritos 265 locais de votação – dez apenas na Capital. Ao todo 202 municípios registraram inscrições no Processo de Eleições Diretas (PED) do PT em 2017. Em nove, ocorrerão disputas para a presidência do diretório local e em sete, disputas entre chapas municipais.

Bate-chapa
Cinco chapas concorrem à direção estadual do PT: “Reconstrução Socialista (400)”; “Por Um Partido de Todos (410)”; “Mudar o Partido-PR (440)”; “Construindo Um Novo Brasil – Renovar e Avançar (480)” e “Sempre Na Luta (499)”. Serão realizados debates em Londrina, Maringá, Cascavel, Guarapuava, Ponta Grossa e Curitiba.

1000 Dias
A Assembleia Legislativa concluiu ontem (29), a votação do projeto de lei 407/2016, da deputada Claudia Pereira (PSC), que institui a Semana de Conscientização do Programa 1000 Dias para as Mães Paranaenses. A proposta segue agora para sanção do governador Beto Richa (PSDB).

Debate
Os seis candidatos, que disputam à prefeitura de Foz do Iguaçu na eleição suplementar de domingo (02), estarão frente à frente na noite desta quinta (30), na telinha da TV Tarobá. Direto do estúdio da emissora, Phelipe Mansur (REDE), Chico Brasileiro (PSD), Osli Machado (PPS), Marcelino de Freitas (PT), Irineu Ribeiro (PV) e Coronel Jahnke (PTN) terão uma das últimas oportunidades de apresentarem suas propostas para tentar convencer os eleitores indecisos que ainda restam.

Recursos
Prefeitos de 12 municípios de várias regiões do Paraná, que integram a base do deputado Luiz Claudio Romanelli (PSB), se reuniram ontem de manhã com o governador Beto Richa, no Palácio Iguaçu. Durante o encontro, eles solicitaram a autorização para financiamentos nos municípios. Os recursos serão para obras de infraestrutura e compra de equipamentos. O crédito é da Fomento Paraná, pela linha Sistema de Financiamento dos Municípios (SFM).

Em Curitiba
O prefeito de São Paulo, João Dória (PSDB), não perdoou ontem, quando um dilmista tentou tumultuar uma solenidade, chamando ele de golpista pelo impeachment da ex-presidente Dilma (PT). “Golpista é roubar o país. Vá visitar seus companheiros em Curitiba”, disparou Dória, em alusão ao grande número de militantes petistas que estão presos na capital do Paraná, investigados pela Operação Lava Jato.

Pedágios
Bispos da Regional Sul 2 assinaram nota pedindo a concessão das estradas do Paraná não seja prorrogada. Eles querem que haja nova licitação. Um deles é d. Mauro Aparecido dos Santos, atual arcebispo de Cascavel, mas que já foi bispo em Campo Mourão. “Encorajamos para que haja um novo modelo de concessão rodoviária e não a prorrogação dos atuais contratos”, frisa a nota. Os bispos reconhecem que as estradas melhorarm com o pedágio, mas destacam que os valores das tarifas são muito altos.