Arquivos

Categorias

Coluna Boca Maldita desta quinta, 29

lei-seca

Lei Seca nas eleições
De nada adiantou os apelos da Associação Brasileira de Bares do Paraná (Abrabar-PR), que enviou ofício pedindo para suspender a Lei Seca nas eleições municipais de 02 de outubro (domingo). A venda, a compra e o consumo público de bebidas alcoólicas estão proibidos em todo o Paraná, no período compreendido das 6h às 18h, quando será realizado o primeiro turno do pleito. É o que prevê a resolução número 271/2016, assinada pelo secretário de Estado da Segurança Pública e Administração Penitenciária, Wagner Mesquita.

Lei Seca II
De acordo com a justificativa do decreto, a determinação é uma “medida de cautela e no escopo de garantir a ordem e a tranquilidade pública, no transcurso do pleito eleitoral”. As pessoas que forem flagradas vendendo, comprando ou consumindo bebidas alcoólicas serão conduzidas pela polícia à delegacia.

Último dia
Termina nesta quinta-feira (29) a propaganda política eleitoral gratuita no rádio e na televisão. Também é último dia para reuniões públicas ou promoção de comícios e utilização de aparelhagem de sonorização fixa, que vai das 8h às 24h. A exceção são os comícios de encerramento da campanha, que poderá ser prorrogado até às 2h da madrugada de sexta (30).

Debates
Hoje também é o último dia para a realização de debates no rádio e na televisão. No entanto, o calendário eleitoral permite que, no caso embate iniciar antes da meia noite, poderá ser prorrogado até às 7h de amanhã (30).

Força federal
O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) recebeu, até o final da tarde de ontem (27), 41 pedidos dos Tribunais Regionais Eleitorais (TREs), para envio de forças federais que atuarão na segurança nas eleições de domingo (02 de outubro). Os pedidos envolvem 435 municípios ou localidades em 14 estados – 18 processos, englobando 199 municípios e localidades em nove unidades da Federação já foram julgados.

Federal II
No Acre, o pedido foi deferido para oito municípios; Mato Grosso do Sul (pedido deferido para Caarapó); Mato Grosso do Norte terá reforço na segurança em nove municípios. No Pará, o reforço vai para70 municípios; 11 municípios no Rio de Janeiro, 79 no Rio Grande do Norte; um no Tocantins, além das aldeias indígenas Xerentes, Rio Sono, P.I Xerente, Brejo Comprido, Rio Vermelho, Pedra Branca e Cachoeira e no Amazonas a força federal vai para os municípios de Codajás, Coari e Maués.

Valorização do voto
“Vivemos um período de crise nacional e contar com gestões responsáveis e comprometidas com o desenvolvimento sustentável do município é fundamental para o país começar a se recuperar. Dessa forma, é necessário valorizar nosso voto com conhecimento da história do candidato, suas propostas, prioridades e projetos”. Trecho de artigo do presidente do Instituto Teotônio Vilela do Paraná (ITV-PR), Marcello Richa, distribuído ontem à imprensa.

13%
Este é o total de eleitores curitibanos que admite o chamado “voto útil” nas eleições. O dado consta de pesquisa Ipsos divulgada ontem (28).