Arquivos

Categorias

Coluna Boca Maldita desta quarta, 23

Avestruz
O deputado Romanelli (PSB), líder do governo na Alep, citou a situação de outros estados ao ressaltar que as medidas do Paraná não reduzem direitos ou vencimentos dos servidores. “O que está sendo feito é priorizar o pagamento das promoções e progressões que atingem 70% dos servidores. Ao mesmo tempo, postergando a data de acordo com a disponibilidade financeira. O Brasil vive uma grande crise. Fazer de conta que não há um problema gravíssimo no país, sinceramente, é viver como um avestruz”, disse.

Calamidade financeira
Um dia após anunciar pacote de medidas para reestruturar as finanças do Rio Grande do Sul, o governador José Ivo Sartori decretou ontem estado de calamidade financeira. O decreto está publicado no Diário Oficial do Estado. A medida prevê que secretários e dirigentes de órgãos e entidades da administração pública estadual, sob coordenação da Secretaria da Casa Civil, podem adotar medidas “excepcionais necessárias à racionalização de todos os serviços públicos”.

Em alta
Infelizmente, é o índice de desemprego entre os jovens de 18 a 24 anos. De acordo com o Pnad trimestral do IBGE, a taxa média de desemprego no Brasil foi de 11,8% no 3º trimestre de 2016. Mas, para os jovens nessa faixa etária, chegou ao nível recorde de 25,7%. No mesmo trimestre de 2015, a desocupação estava em 19,7%, informa reportagem do Poder360, com apuração do repórter Douglas Pereira.

Unidos
O papel do então vice-presidente Michel Temer (PMDB) na chapa que reelegeu Dilma Rousseff (PT) à Presidência em 2014 foi destacado em depoimentos prestados na segunda (21), no Tribunal Superior Eleitoral (TSE). De acordo com o ex-tesoureiro da campanha, Edinho Silva e o ex-assessor especial da petista, Giles Azevedo, Temer assumiu um “protagonismo importante” na eleição. Já Giles afirmou que o então candidato a vice-presidente teve, inclusive, despesas de transporte pagas pela campanha.

“Abaixo extremismo”
“A invasão do plenário da Câmara dos Deputados, em 16 de novembro, e sua ocupação durante três horas por um grupo que pedia que pedia a “intervenção militar” não é um mero incidente a mais no tumultuado processo político brasileiro. É um episódio que merece reflexão. E uma decidida tomada de posição contra o extremismo, seja de que lado for”. Do deputado federal Luiz Carlos Hauly (PSDB).

Socorro
O presidente Temer convocou os governadores ontem (22) para fechar um acordo de ajuda aos Estados e oferecer parte das multas do programa de repatriação de recursos brasileiros no exterior já este ano, em troca do fim de uma ação na Justiça. Do Paraná, a vice-governadora Cida Borghetti (PP) participou das reuniões. Até o fechamento da coluna, ainda não havia sido anunciada uma decisão.

STF na briga
O STF proibiu Justiça do RIo de Janeiro de fazer arresto ou sequestro de dinheiro em causa própria – para pagamento da folha do Judiciário e também avalizou a diminuição em 20% do percentual repassado ao poder no orçamento estadual. A decisão pode abrir jurisprudência para outros estados seguirem a mesma linha.