Arquivos

Categorias

Coluna Boca Maldita desta quinta, 20

plenario

Delegacias da Fronteira
Ao final da sessão de terça-feira (18), o bloco de apoio do governo Beto Richa (PSDB) derrubou requerimento do deputado Chico Brasileiro (PSD), convocando o secretário Mauro Ricardo da Costa (Fazenda), para explicar o fechamento das delegacias da Receita Estadual de Foz do Iguaçu e União da Vitória. O placar apontou 27 não contra 16 sim.

Fronteira II
Em um dos encaminhamentos, o deputado Hussein Bakri (PSC), que é de União da Vitória, informou que manteve uma conversa informal com Mauro Ricardo e o mesmo garantiu que em 15 dias chama ele e a deputada Claudia Pereira (PSC), para uma audiência. O secretário, segundo Bakri, gostou da proposta apresentada por Claudia, de criar as Delegacias da Fronteira.

Frente do Oeste
Conforme a coluna havia antecipado, os deputados com base eleitoral no Oeste formalizaram esta semana a Frente Parlamentar, integrada por 11 parlamentares. A bancada é suprapartidária e composta por Márcio Pacheco, Adelino Ribeiro, Professor Lemos, André Bueno, Leonaldo Paranhos, José Schiavinato, Ademir Bier, Elio Rusch, Chico Brasileiro, Claudia Pereira e Nereu Moura. José Schiavinato fica com a coordenação do grupo.

Manifesto pró-Dilma
O PT convocou os movimentos sociais – em especial CUT e UNE – para irem as ruas na manhã desta quinta-feira (20), em manifesto em defesa da presidente Dilma, do ex-presidente Lula e do partido. A convocatória, que tem como motes a “defesa da democracia” e “contra o golpe”, é uma contra-ofensiva as manifestações pró-impeachment de Dilma que tomaram as ruas do país no último domingo, 16.

Em debate o PPA
O secretário Silvio Barros (Planejamento) abre hoje (20), às 9h no Palácio das Araucárias em Curitiba, a audiência pública sobre plano plurianual 2016-2019. O PPA é o planejamento das ações do Estado para os próximos quatro anos. Os interessados podem enviar sugestões ou perguntas no www.governoecidadao.pr.gov.br.

Rumo ao Pros
O deputado federal Toninho Wandscheer, que reorganiza o Pros no Paraná, oficializou convite ao prefeito de Pinhais, Luizão Goulart (PT), para trocar de partido assim da abertura da janela partidária no Congresso. Wandscheer e o filho Alisson – suplente de deputado estadual – também são do PT e já cruzam o Estado formando os diretórios nos municípios paranaenses.

Maior efetivo
A Polícia Federal reforçou em mais 20 agentes a equipe da Lava Jato no Paraná. Com isso, sobe para 50 o número de policiais dedicados exclusivamente aos trabalhos da operação na superintendência de Curitiba. O contingente, o maior desde o início da operação, é formado por homens especializados no combate à lavagem de dinheiro, desvio de verbas públicas e crimes financeiros.

Mudança de regras
A decretação de prisão preventiva após condenação do acusado em segunda instância poderá ter novas regras. Projeto de lei neste sentido está em análise esta semana na Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania do Senado. Um dos critérios propostos abre a possibilidade de decretação da prisão mesmo que o condenado tenha respondido ao processo em liberdade. As mudanças no Código de Processo Penal foram propostas pela Associação dos Juízes Federais do Brasil (Ajufe).