Escrito por 9:49 Assunto

Coluna Boca Maldita desta quarta, 30

Coluna Boca Maldita desta quarta, 30

Nutricionistas
O Plenário da Assembleia Legislativa aprovou, nesta terça-feira (29), emenda da deputada Claudia Pereira (PSC), que garante nutricionistas nas escolas da rede pública estadual. A mudança proposta pela deputada impediu que projeto 662 revogasse a lei 16.523/2010, que trata da obrigatoriedade destes profissionais nos estabelecimentos de ensino.

Pedido do CRN
Claudia justificou sua decisão informando que a emenda atendeu uma solicitação feita pelo Conselho Regional de Nutrição (CRN), através de sua presidente Maria Emília Von der Heyde, que junto com representantes da categoria, acompanhou as votações. “A mobilização dos profissionais da nutrição foi importantes na defesa dos seus interesses”, disse a deputada. A emenda foi aprovada por unanimidade.

Conselheiros tutelares
O Ministério Público reforçou ontem (29), em nota à imprensa, que a eleição dos novos conselheiros tutelares será domingo (4 de outubro). “Esta é a primeira vez que o processo acontece de maneira unificada no país”, informa. Criados em 1990, os Conselhos têm o papel de zelar pela garantia e defesa dos direitos da criança e do adolescente junto à família, comunidade e Poder Público.

Cidadã Honorária
O deputado Chico Brasileiro, líder do PSD, comemorou ontem a aprovação de seu projeto de lei, na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), declarando a atriz e produtora Regina Vogue, Cidadã Honorária do Paraná. A proposta, relatada por Péricles de Mello (PT), teve unanimidade de votos e deve ir à discussão no Plenário da Assembleia Legislativa na próxima semana.

Com deputados
O governador Beto Richa (PSDB) entrega hoje (30), às 11h, o projeto de lei do orçamento de 2016 aos deputados na Assembleia Legislativa. Antes, às 8h30, reúne secretários, presidentes de autarquia e empresas públicas no Palácio Iguaçu.

Prestando contas
O secretário de Estado da Fazenda, Mauro Ricardo Costa, também estará hoje na Assembleia Legislativa. A partir das 14h, durante a sessão plenária, ele fará a apresentação prestação das contas e os resultados fiscais do Estado referentes ao 2º quadrimestre de 2015.

Chuva de candidatos
Faltando um ano para as eleições municipais de 2016, a população de Curitiba se depara com uma enxurrada de candidatos à sucessão do prefeito Gustavo Fruet (PDT). Além do prefeito, que vai tentar a reeleição, já se apresentaram para a missão a deputada estadual Maria Victória, pelo PP, Wilson Picler (PEN), Tadeu Veneri (PT), Requião Filho ou Stephanes Junior (PMDB), Rafael Greca (PMN), Ney Leprevost (PSD).

Mais candidatos II
Além dos nomes já postos, vários partidos e lideranças tentam viabilizar candidatura. Na lista figura o PSDB, que tem vários nomes e o ex-governador Orlando Pessuti, que pode migrar do PMDB para uma legenda que lhe garanta espaço.

Dissera não
Nos últimos dias, o prefeito Gustavo Fruet tem buscado apoio de várias lideranças para seu projeto reeleitoral, mas não tem conseguido êxito. Entre os que disseram não, até agora, se destacam o senador Alvaro Dias (PSDB) e a ex-senadora Marina Silva, do recém-criado Rede. Ambos alegaram que receberam apoio em eleições passadas e não poderiam assumir compromissos com o projeto de Fruet.

Close