Escrito por 09:00 Brasil, Política

Coluna Boca Maldita desta quarta, 24

Compartilhe

Caravana fake

Uma cena comum das décadas de 1980 e 1990 na BR-277, que liga Foz do Iguaçu ao resto do país, viralizou ontem (23) nas redes sociais da internet. Tudo por conta de uma foto das famosas e intermináveis filas de ônibus transportando sacoleiros e suas compras feitas no Paraguai, publicada pelo líder da minoria na Câmara Federal, deputado José Guimarães (PT-CE), informando se tratar de “caravanas rumo a Porto Alegre em solidariedade a Lula”, para acompanhar o julgamento do recurso do ex-presidente (PT), que será realizado hoje (24) pelo TRF4.

Fake II
A reportagem do Estadão procurou a assessoria da Polícia Rodoviária Federal (PRF) que disse não ter notícia de congestionamentos de ônibus nas estradas gaúchas e questionou a veracidade da foto. Uma pesquisa no Google mostra que a mesma imagem foi usada em um blog sobre Foz, ilustrando um texto em 2015.

Batalhão de repórteres
Aliás, o julgamento do recurso de Lula, que tenta anular uma condenação em primeira instância imposta pelo juiz Sérgio Moro, ganhou a atenção da imprensa nacional e internacional. Até o início da semana, mais de 1,5 mil correspondentes já haviam pedido credenciais para acompanhar o caso. O número é maior que o total de profissionais de comunicação que veio ao país para acompanhar a Copa do Mundo de Futebol de 2014.

Não convence
Ainda sobre o julgamento do recurso de Lula, o senador Roberto Requião (MDB) é um dos principais entusiastas das manifestações ao longo da semana em Porto Alegre. No entanto, de acordo com Guilherme Voitch, na Veja, os argumentos de Requião não convenceu nenhum dos oito deputados (quatro federal e quatro estadual) do MDB do Paraná, partido em que é presidente estadual.

Não convence II
Nem o filho do senador, o deputado estadual Requião Filho, vai à capital gaúcha.

Sem impeachment
O Senado deu de ombros as várias petições protocoladas em 2017, para destituir o ministro Gilmar Mendes de seu cargo no Supremo Tribunal Federal (STF). Duas delas chegaram a serem arquivadas pelo presidente da Casa, Eunício Oliveira (MDB-CE), antes mesmo de qualquer tramitação. E assim caminha a humanidade!

Sudoeste e Sul
O deputado federal João Arruda (MDB) cumpriu agenda de compromissos nesta terça (23) em vários municípios do Sudoeste e Sul do Paraná. Em Palmas, o sobrinho do senador Requião foi recebido pelo presidente da Câmara, Ezequiel Silva, o Zico do Mercadão e vereadores e o vice-prefeito Cesar Pacheco Baptista, o Baitaka. Da conversa, Arruda anunciou que irá destinar R$ 1 milhão para investimentos em saúde, educação, esporte e nas aldeias indígenas da cidade.

Em campanha
O advogado Walter Petruzzielli está em campanha para se eleger deputado pela América do Sul, em 04 de março, no Parlamento Italiano. Ontem ele se reuniu com a vice-governadora Cida Borghetti (PP). Pelas leis italianas, a América do Sul pode eleger seis representantes – quatro deputados e dois senadores.

Aliados
O governador Beto Richa reuniu nesta terça-feira, 23, no Palácio Iguaçu, um grupo de deputados estaduais para discutir a pauta legislativa e política para o ano e reforçar o interesse do governo estadual na manutenção da boa relação com a Assembleia.

Close