Arquivos

Categorias

Coluna Boca Maldita desta quarta, 17

plenario alep1108

Jornada dupla

O deputado Ney Leprevost, candidato do PSD a prefeito de Curitiba, aproveitou o primeiro dia da campanha eleitoral para se licenciar da Assembleia Legislativa. Ney foi o primeiro deputado candidato ao pleito de outubro a tomar a atitude. Além dele, outros seis parlamentares foram confirmados candidatos e, por enquanto, terão jornada dupla. Em Curitiba, o pleito conta ainda com Maria Victoria (PP), Tadeu Veneri (PT) e Requião Filho (PMDB). São candidatos ainda Leonaldo Paranhos pelo PSC e Márcio Pacheco pelo PPL em Cascavel e Chico Brasileiro pelo PSD em Foz do Iguaçu.

Sem suplente

Como a campanha deste ano é curta (45 dias apenas), os deputados que se licenciarem, não serão substituídos pelos respectivos suplentes. De acordo com o Regimento Interno da Assembleia Legislativa, o substituto só é chamado em caso de 120 ou mais dias. O prefeito Gustavo Fruet (PDT), também não pretende se licenciar para a campanha em que tenta a reeleição.

Cada um por si

Os candidatos a vereador de PMDB, Rede, PPL e PSDC, partidos que indicaram Phelipe Mansur a prefeito de Foz do Iguaçu, ficaram sem o pedido de registro por atraso na entrega da documentação. Mas, nem tudo está perdido. De acordo com a resolução 23.455 do TSE, nesta hipótese, cada candidato poderá fazer o pedido individualmente num prazo máximo de 48 horas após a publicação da lista dos candidatos pelo Juízo Eleitoral competente.

Conta campanha

A campanha já está correndo e mesmo assim, alguns candidatos a prefeito, vice e vereador não abriram conta corrente específica. Ontem o Banco Central publicou o Comunicado 29.108, que reitera orientações sobre a abertura de contas de depósitos à vista, de partidos políticos e de candidatos, destinadas às campanhas eleitorais.

Conta II

De acordo com o documento, os bancos comerciais, múltiplos com carteira comercial e a Caixa Econômica Federal devem abrir contas destinadas às campanhas, quando solicitado por partidos e candidatos, em até três dias.

Calça curta

A Mesa Diretora da Câmara de Curitiba deu uma de “camarada” com os 32, dos 38 vereadores da atual legislatura, que irão tentar a reeleição. Nas próximas seis semanas, período da campanha, as sessões ficarão mais curtas e com menos discussões, já que não serão pautados temas polêmicos no período.

Sem sessão

A Assembleia Legislativa não terá sessão ordinária nesta quarta, como ocorre todas as semanas. O motivo é uma sessão solene para entrega de um título de cidadania honorária.

Primeiro

O estreante em campanha eleitoral, Edu Galdino (PSDB), irmão do vereador Professor Galdino (PSDB), não esperou muito para colocar a campanha na rua. Edu foi para a rua pedir voto nos primeiros segundos da madrugada de ontem (16).

Tristeza na Alep

Enquanto o debate corria no Plenário, servidores, visitantes e alguns deputados se concentravam no Espaço Cultural da Assembleia Legislativa. Na televisão do local era transmitido o jogo entre as meninas da Seleção Brasileira contra a Suécia. O time amarelo perdeu nos pênaltis, para tristeza geral.