Escrito por 14:38 Brasil, Política

Coluna Boca Maldita de terça, 22

foto: arquivo/google
Compartilhe

Na sexta
Os números da Radar Pesquisas sobre as intenções de voto para governador e senador no Paraná poderão ser divulgados esta semana. A data mais provável é a próxima sexta (25), segundo perspectiva do instituto, que teve a divulgação do levantamento cancelada na última semana, por erros metodológicos.

Legislativo fora
A Radar Pesquisa desistiu de fazer, como projeto inicialmente, pesquisa sobre as intenções de votos para deputado estadual e federal, após contestação judicial do PMB, PDT e Progressistas.

Novos municípios
Se o nobre leitor considera excessivo o número de municípos no Brasil (5.570), se prepare. Poderemos ter pela frente mais uma enxurrada de novas cidades. Deputados e senadores deverão analisar propostas que incluem a autorização para criação de aproximadamente 400 novos municípios em todo o país. As matérias, que tramitam em regime de urgência desde a última semana, poderá entrar na pauta da Câmara hoje (22).

Municípios II
O Projeto de Lei Complementar (PLP) 137/2015, que regulamenta a criação de novos municípios, já foi alvo de basante polêmica no passado. O texto é exatamente o mesmo vetado pela ex-presidente Dilma Rousseff (PT), em 2014, sob o argumento de que isto “causaria desequilíbrio de recursos dentro do estado e acarretaria dificuldades financeiras não gerenciáveis para os municípios já existentes”.

Em Curitiba
O presidente da Fundação para Estudos e Formação Política do PSD, Guilherme Afif Domingos, passou o dia ontem (21) em Curitiba, fazendo contatos políticos e cumprindo agenda do Sebrae, do qual é presidente. Afif, segundo o blogueiro Fernando Tupan, foi lançado pré-candidato à Presidência da República há dois meses, por entidades ligadas às microempresas, como associações e Confederações.

Biogas
A experiência na produção de energia elétrica a partir da biomassa, desenvolvida em São Miguel do Iguaçu, é a base para a Política Estadual do Biogás e Biometano no Paraná. A lei 19.500/2018, foi sancionada ontem pela governadora Cida Borghetti. A iniciativa faz parte do Programa Paranaense de Energias Renováveis, coordenado pela Secretaria de Estado do Planejamento e Coordenação Geral.

Agora vai!
O Podemos de Curitiba não se fez de rogado e lançou ontem, seu candidato a governador. Ora, pois, trata-se de Paulo de Tarso Abbas, que é muito próximo do senador Alvaro Dias, candidato do partido à presidência da República e irmão do ex-senador Osmar Dias, pré-candidato do PDT ao Governo do Estado. Os acontecimentos tem tudo para azedar a relação entre os irmãos Dias que, apesar de estarem em partidos diferentes, ensaiam um apoio mútuo em seus projetos solos.

Telão
O Aulão preparatório para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), a partir das 9h de hoje na Assembleia Legislativa, será transmitido em telões em diferentes colégios do Paraná. No Plenário, aproximadamente 700 estudantes do Ensino Médio irão participar da capacitação. O evento também poderá ser acompanhado ao vivo pela TV Assembleia ou no perfil do Facebook, destacou o presidente, Ademar Traiano (PSDB).

Close