Written by 9:10 +, Brasil, Coluna Boca Maldita, Colunas, Eleições, Eleições 2018 - Brasil, Eleições 2018 - Paraná, Paraná, Politica

Coluna Boca Maldita de segunda, 25

Em baixa
Mais um número preocupante revelado ontem, pelo Estadão. De acordo com o relatório Políticas Eficientes para Professores, da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), no Brasil, cada vez menos jovens querem seguir a carreira docente. Hoje, apenas 2,4% dos alunos de 15 anos têm interesse na profissão. Há dez anos, o porcentual era de 7,5%.

Baixa II
Na média, os países avaliados também tiveram queda na proporção de alunos de 15 anos interessados pela carreira. O porcentual passou de 6% dos adolescentes para 4,2%. Segundo o estudo, a baixa atratividade da carreira se deve ao pouco reconhecimento social e aos salários.

Em alta
Pesquisa Barômetro Político Estadão-Ipsos divulgada no final de semana indica que, após três meses de estabilidade, a desaprovação ao pré-candidato à Presidência Jair Bolsonaro (PSL) subiu de 60% para 64%, enquanto a aprovação caiu de 23% para 20%. O levantamento é realizado todos os meses e analisa a opinião dos brasileiros sobre personalidades do mundo político e jurídico. Praticamente não houve mudanças nas taxas dos demais possíveis concorrentes ao Planalto.

Em alta II
Foz do Iguaçu obteve o segundo melhor saldo positivo na geração de empregos formais entre os municípios paranaenses no mês de maio. É o que indicam dados da pesquisa mensal do Caged – Cadastro Geral de Empregados e Desempregados, do Ministério do Trabalho. No mês passado, foram abertas 2.258 vagas com carteira de trabalho assinada e 1.854 demissões, resultando num saldo positivo de 404 empregos formais.

Alta III
Com esse desempenho, a cidade ficou atrás apenas de Curitiba, capital do Estado, com saldo positivo de 954 vagas, ressaltou o secretário de Turismo, Indústria, Comércio e Projetos Estratégicos, Gilmar Piolla.

A menos
O blogueiro Fernando Tupan anotou que o candidato ao Palácio Iguaçu, Osmar Dias (PDT), viu nos últimos dias sua base eleitoral perder musculatura em Foz do Iguaçu. Isto por que a vereadora Nanci Rafagnin (PDT), que trocou uma sessão da Câmara por “uma noitada no Rock in Rio, avalia ainda se vai se aventurar na disputa por uma das cadeiras da Assembleia Legislativa”.

Alvaro desfalcado?
Ao colocar os dois pés na candidatura de João Doria ao governo de São Paulo, Geraldo Alckmin espera atrair o DEM, que ensaia uma aproximação maior com o senador Alvaro Dias, do Podemos. O DEM, segundo o blog da Denise Rothenburg, já fechou com Doria e conseguiu reservar a vaga de vice na chapa do PSDB paulista. Alckmin ainda está com a vice em aberto.

Na estrada
Em 48 horas, de sexta (22) e tarde de ontem (24), a governadora Cida Borghetti cumpriu uma intensa agenda em oito cidades da região metropolitana de Curitiba e do Noroeste e Norte do Paraná. O tour passou por Araucária, Contenda, Lapa, Mandaguaçu, Colorado, Doutor Ulysses, Cerro Azul e Adrianópolis.

(Visited 1 times, 1 visits today)

Close