Escrito por 09:00 Brasil, Política

Coluna Boca Maldita de segunda, 09

Compartilhe

Na mídia
Dois fatos garantiram mídia nacional e internacional ao Paraná, neste final de semana. No sábado (07) pela manhã, o presidente Michel Temer (MDB) participou de um evento em Foz do Iguaçu, onde foi recepcionado pela governadora Cida Borghetti (PP), em sua primeira agenda oficial como titular do cargo. Ainda no sábado, o ex-presidente Lula (PT) chegou à Curitiba, onde começa cumprir sua condenação de mais de 12 anos, no caso envolvendo um triplex em Guarujá (SP).

Confusão
A chegada de Lula à Superintendência da PF, foi marcada por confusão e um princípio de confronto. Manifestantes pró-Lula acabaram feridos ao serem dispersados pela polícia com bombas de gás lacrimogêneo e tiros de bala de borracha. Os apoiadores da prisão, na chegada do petista, pouco depois das 22h, soltaram muitos fogos de artifícios e não foram molestados.

Mandela
Na última semana, Lula foi aconselhado por integrantes da cúpula do PT a pedir asilo a uma embaixada para escapar da prisão. Entre as opções Rússia e Cuba, de onde poderia dar entrevista durante sua campanha ao Planalto. O petista não aceitou e se comparou a Nelson Mandela, preso por 27 anos em regime fechado por lutar contra o apartheid.

Vigília
A senadora Gleisi Hoffmann (PT-PR), presidente do PT, disse que haverá uma “vigília permanente” em Curitiba até que Lula seja solto. A declaração foi dada pouco depois de o petista começar a cumprir pena,

Infraestrutura
Cida Borghetti aproveitou o encontro com Temer para reiterar pedidos por importantes obras de infraestrutura em Foz do Iguaçu, que dependem de recursos federais. Entre elas estão a construção da segunda ponte ligando Brasil e Paraguai, a ampliação do aeroporto e duplicação da BR-469.

Pichadores
Duas pessoas foram detidas na madrugada de sábado suspeitas de picharem a frase “Lula livre” em estabelecimentos comerciais em Foz do Iguaçu. Uma adolescente e um homem, cujos nomes não foram divulgados, acabaram conduzidos à Polícia Civil.

Eleições
O Ibope deve entregar hoje (09) o resultado da primeira pesquisa que vai medir a intenção de voto ao Governo do Paraná. Contratado pela CBN Cascavel, o instituto está entrevistando 1.008 eleitores. As opções da enquete são Cida Borghetti (PP), Dr. Rosinha (PT), Osmar Dias (PDT) e Ratinho Junior (PSD).

Interesse
O Ibope vai medir ainda o grau de interesse pelas eleições e as áreas que apresentar os maiores problemas a ser enfrentados pelos governantes. A pesquisa está registrada no TSE sob o número PR-06410/2018.

Close