0 Shares 213 Views

Coluna Boca Maldita de quinta, 31

31 de dezembro de 2015
213 Views

alxandre-kireeffKireeff no PV
E a possibilidade de troca partidário até seis meses antes da eleição municipal de 2016 tem agitando o morno clima de fim de ano nos palácios, casas legislativas e prefeituras. A mais nova na praça dá conta que o prefeito de Londrina, Alexandre Kireeff, estaria trocando o PSD pelo PV. A ida do londrinense teria a ver com a filiação, também no PV, do senador Álvaro Dias, atualmente no PSDB. O tucano estaria levando outros políticos de peso no cenário estadual, inclusive em Foz do Iguaçu. A ideia é gerar impacto vistas a 2018. É esperar para ver.

Voo Europa-Foz
Em reunião com representantes do turismo italiano, o prefeito Reni Pereira e a vice-governadora Cida Borghetti debateram outras possibilidades para uma ligação aérea direta de Foz do Iguaçu com a Europa. Desde o início do ano, aventou-se a possibilidade da aérea italiana Alitalia operar voos para Milão ou Roma a partir de Foz. Agora, outra empresa que está no radar é a TAP, de Portugal, que atende 12 cidades brasileiras.

Voo Europa-Foz 2
Recenetemente, a TAP foi comprada pelo empresário brasileiro David Neeleman, dono da Azul e que demonstrou o interesse para que a TAP venha a atender outras cidades grandes e médias no Brasil. Uma ligação direta com Foz atenderia todo o Paraná, já que Curitiba não pode receber voos distantes devido ao tamanho da pista.

Sobre os impostos
Os brasileiros pagaram, até o final da manhã de ontem (30), aproximadamente R$ 2 trilhões em impostos neste ano de 2015, que termina à meia noite de hoje. É o que indica o Impostômetro, mecanismo criado para medir o valor dos tributos (impostos, taxas e contribuições) pagos pelo cidadão nos últimos 12 meses. Esta é a primeira vez que essa marca foi atingida. “Se fossem melhor aplicados, R$ 2 trilhões em tributos pagos pelas empresas e cidadãos seriam mais do que suficientes para atender às necessidades de todos os brasileiros”, disse Alencar Burti, presidente da ACSP.

Alcance
Com o valor arrecadado pela União, estados e municípios, daria para fornecer mais de 14 bilhões de bolsas famílias, adquirir mais de 1,66 bilhões de notebooks, contratar mais de 149,9 milhões de professores do ensino fundamental por ano, construir mais de 21,7 milhões de quilômetros de redes de esgoto ou construir mais de 57,1 milhões de casas populares de 40 metros quadrados, por exemplo.

Moratória
Ao que tudo indica a presidente Dilma (PT) vai iniciar o ano diante de mais um foco de pressão. Com a atual pindaíba financeira, alguns governadores dizem que a regulamentação do novo indexador das dívidas com a União não será suficiente. Diante disto, começa ganhar corpo articulação para propor ao governo federal moratória de três meses no pagamento das parcelas das dívidas estaduais.

Metade menos 1
Não será tão simples o plano de reeleição do prefeito de Curitiba, Gustavo Fruet (PDT). A aprovação de seu governo é hoje de 48%, indica o Instituto Paraná Pesquisa. Menos da metade da população. Fruet está longe do dos números no início do mandato, quando 66% dos curitibanos aprovavam sua gestão.

Bye bye, Walmart
Notícia desagradável de final de ano veio da rede de supermercados Walmart, que não esperou 2016 chegar para encerrar as atividades de aproximadamente 30 lojas no país. Em Curitiba, ao menos cinco lojas do Mercadorama encerraram ontem as atividades. O mesmo aconteceu com outras cinco unidades no interior do estado, o que inclui pontos de venda da bandeira Big e Maxxi Atacado.

Mais notícias para você:



Deixe um comentário

Your email address will not be published.