Escrito por 09:00 Brasil, Política

Coluna Boca Maldita de quarta, 27

No Paraná, 64% não sabem em que votar, diz Ibope
Compartilhe

Eleição aberta
Tudo como dantes, no quartel de Abrantes. É o que dá para definir sobre o cenário da disputa eleitoral ao governo do Paraná. De acordo com pesquisa do Radar Inteligência divulgada ontem (26), 83,5% dos eleitores ainda não definiram em quem votar em 7 de outubro e em função disto, não opinaram ou não responderam. No final de maio, esse percentual estava em 84,5%.

Aos números
Na pesquisa espontânea, os números indicam Ratinho (PSD), com 4,7%; Osmar Dias (PDT), 4%: Cida Borghetti (PP), com 2,6 %; Alvaro Dias (Podemos), 2,5%; Roberto Requião (MDB), 1,7%; Cesar Silvestri (PPS) e Paulo Martins (PSC), os dois 0,2%; Gleisi Hoffmann (PT), Jorge Bernardi (Rede), Jocelito Canto (PTB), Ricardo Arruda (PSC), Professor Piva (Psol) e Dr. Rosinha (PT) – os seis com 0,1%.

Ficha técnica
O Radar entrevistou 1.494 eleitores de 19 a 24 de junho. A margem de erro é de 2,6% e intervalo de confiança, de 95,5%. O levantamento foi registrado no TSE sob o número PR-04594/2018.

Última forma
O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Edson Fachin, cedeu à pressão de advogados ligados ao PT e decidiu enviar o pedido de liberdade feito pela defesa do ex-presidente Lula para julgamento no plenário da Corte. A decisão de Fachin não levou em conta que o Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF-4) tenha negado a admissibilidade para que o Recurso Extraordinário subisse à Suprema Corte, como determina a jurisprudência.

Em Puerto Iguazú
O principal circuito de poker do continente desembarga pela primeira vez, de 16 a 21 de agosto, em Puerto Iguazú, na Argentina. Depois dois festivais em Punta de Este (Uruguai) o evento chega à cidade, a pouco quilômetros de Foz do Iguaçu.

Congresso em Foco
O deputado Luciano Ducci (PSB-PR) está lista dos parlamentares indicados ao Prêmio Congresso em Foco. A votação pela internet começa domingo (1º de julho) e se estende até 31 de julho. Os vencedores serão anunciados em 13 de agosto.

Trump sabe?
“(Donald) Trump sabe que eu existo”. A declaração é do deputado federal Jair Bolsonaro, pré-candidato a Presidência, em entrevista ao CB.Poder, em parceria com o Correio Braziliense e a TV Brasília, em fevereiro de 2017.

Sem provas
A segunda turma do STF, depois de dar liberdade ao ex-ministro José Dirceu, agora anulou as provas obtidas na casa da senadora Gleisi Hoffmann e do marido dela, o ex-ministro Paulo Bernardo. Dias Toffoli, Gilmar Mendes e Ricardo Lewandovski votaram para engavetarem as descobertas na Operação Custo Brasil. Edson Fachin novamente foi o único voto contrário. Toffoli que voltou favorável, foi advogado do petista José Dirceu antes de ser indicado a vaga no STF.

Close