Escrito por 09:00 Brasil, Política

Coluna Boca Maldita de quarta, 25

Compartilhe

Longe de Moro
O ex-presidente Lula (PT) ficará livre do juiz federal Sérgio Moro. Bem, livre, livre não, mas alguma coisa saiu da mãos do condutor da Operação Lava Jato. Ontem (24), a Segunda Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) aceitou recurso da defesa de Lula para retirar da 13ª Vara Criminal de Curitiba, trechos da delação da Odebrecht que narram fatos relativos a investigações em torno do petista, envolvendo o sítio de Atibaia. O placar apontou três votos dos cinco ministros contra dois, para que os documentos sejam encaminhados à Justiça Federal de São Paulo.

Instituto também
A decisão também enviou para São Paulo a ação penal que apura a compra de um terreno para o Instituto Lula, com dinheiro que pode ter origem em propina.

Fake news
O deputado Ratinho Júnior (PSD) apresentou ontem, no plenário da Assembleia Legislativa, uma cartilha para combater fake news. O material tem linguagem bem didática e dá dicas de como identificar e combater notícias falsas. “A busca pela verdade não é tarefa exclusiva dos veículos de comunicação. Somos todos responsáveis pela manutenção do verdadeiro, do legítimo e pela luta contra a propagação das mentiras e boatos sustentados nesse novo modelo”, disse.

Estatais
A nova Lei das Estatais (13.303/2016) ganhou destaque segunda (23), em debate na Acifi, de Foz do Iguaçu, envolvendo empresários da construção civil, ligados ao Sinduscon Paraná Oeste. A legislação, também conhecida como Lei de Responsabilidade das Estatais, estabelece o estatuto jurídico de empresas públicas, sociedades de economia mista e subsidiárias.

Infraestrutura
A governadora Cida Borghetti autorizou ontem a liberação de R$ 3 milhões para 11 municípios. Os recursos são para melhorias na iluminação pública, pavimentação e a aquisição de equipamentos e veículos. “Já atendemos mais de 100 prefeitos e o objetivo é contemplar todos os municípios do Paraná”, disse.

Dia e mês
“Cada dia vale um mês”, conselho do ex-governador João Elísio de Campos à Cida Borghetti, em encontro recente no Palácio Iguaçu. Assim como ela, ele assumiu o governo por alguns meses após a renúncia de José Richa. Pelo ritmo das viagens e pela sequencia de agenda, a governadora está seguindo à risca o conselho.

Pobreza
Levantamento da Fundação Abrinq divulgado ontem retrata a situação precária em que vivem crianças e adolescentes no país, anota Gabriela Varella, de O Globo. A nova edição do chamado “Cenário da Infância e da Adolescência no Brasil” mostra que 40,2% daqueles que têm até 14 anos vivem em situação de pobreza; cerca de 4 milhões de crianças moram em favelas; e 17,5% das adolescentes foram mães antes dos 19 anos.

Nova direção
O prefeito de Coronel Vivida, Frank Ariel Schiavini (MDB), tomou posse ontem como novo presidente da Associação dos Municípios do Paraná (AMP) em substituição a Marcel Micheletto. A posse foi prestigiada pela governadora Cida Borghetti, pelo presidente Ademar Traiano (PSDB), deputados, secretários de estado, prefeitos, vereadores e autoridades que lotaram o Plenarinho da Assembleia Legislativa.

Close