Arquivos

Categorias

COLUNA 21/02/2024

Palavra Livre

Zé Beto Maciel, Gustavo Aquino, Maria Tereza Vasquez, Rafael Fontes e Ronald Stresser

Podcasts
Os prefeituráveis de Foz do Iguaçu são atrações dos podcasts em entrevistas de uma hora ou hora e meia. Outro Podcast, Guarda Volume e Qual É a Sua já entrevistaram Gilmar Piolla (PP), Airton José (PSB), Sâmis da Silva (PSDB), Paulo Mac Donald Ghisi (Podemos), Ney Patrício (PSD) e João Morales(União Brasil). Sâmis da Silva teve maior audiência: mais de mil visualizações.

Nomeado
Foi publicada nesta segunda-feira, 19, no Diário Oficial, a portaria com a nomeação do assistente social Elias Sousa Oliveira no cargo de diretor do Departamento de Proteção Social Básica da Secretaria Nacional de Assistência Social do Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome. Ex-secretário de Assistência Social de Foz do Iguaçu, Elias Oliveira, já despacha em Brasília.

Convenção
O presidente do MDB de Foz do Iguaçu, Licério Santos, convocou para 10 de março a convenção municipal que vai eleger o novo diretório d(45 membros e 15 suplentes), dos quatro membros do conselho de ética, os quatro delegados à convenção estadual e a nova executiva da direção e do conselho fiscal do partido. O encontro será a partir das 11h no Hotel Carimã.

Conversa
Um pré-candidato a prefeito procurou em Curitiba o presidente estadual do MDB, Anibelli Neto, e o vice-presidente, Renato Adur, em busca de filiação e foi orientado a conversar com o diretório de Foz do Iguaçu.

Eleição
O FozPrev vai eleger os três novos membros do conselho deliberativo e três do conselho fiscal. As inscrições começam na sexta-feira, 23, e seguem até 13 de março. A formação superior é um dos requisitos. O instituto de previdência está oferecendo vagas de estágio remunerado para estudantes de ensino médio e superior, nos cursos de administração, ciências contábeis e direito. As inscrições devem ser feitas até 0 de março no www.fozprev.pmfi.pr.gov.br/selecao2024.

Pobreza
A Argentina atingiu 57% de pobres e 15% de indigentes em janeiro, os maiores números em 20 anos. Os índices seguem uma tendência de aumento há mais de uma década no país, mas dispararam nos últimos dois meses, impulsionados pela explosão de preços após medidas iniciais do presidente Javier Milei, que comemora o superávit primário nas contas do governo.

Impacto
A pobreza na Argentina já impacta no lado de cá da fronteira. Aumentou em Foz do Iguaçu o número de crianças argentinas matriculadas na rede pública de ensino e também a procura no atendimento do SUS por moradores de Puerto Iguazú e da província de Misiones.

Pós-graduado
O empresário José Elias Castro Gomes já recebeu o diploma da Faculdade e Colégio Internacional (Business e Marketing School) da pós-graduação em gestão, estratégia e planejamento em fronteiras. Castro Gomes gabaritou o boletim de nota 10 nas 10 matérias do curso que vão dos acordos do Mercosul à segurança.

Eleição II
O Sismufi (sindicato dos servidores municipais) faz nova eleição no próximo dia 7 de março. A comissão eleitoral define hoje a elegibilidade das duas chapas inscritas.

Mediação
Não é em Foz do Iguaçu que o tensionamento do PT causa na disputa interna. No ato em defesa de candidatura própria em Curitiba, foram ouvidas palavras como “violência política” e “obediência à hierarquia” da boca de pré-candidatos. A refrega na capital paranaense deve ser medida pela direção nacional e pelo presidente Lula (PT).

“Sou eu”
“O Paraná precisa de um senador com o meu perfil de trabalho e nossa vocação é a política de resultados”, afirma o secretário Ricardo Barros (Indústria, Comércio e Serviços), deputado federal pelo PP e pré-candidato ao Senado em caso da cassação de Sérgio Moro (União Brasil). No próximo dia 10, Barros participa em Cascavel da filiação do deputado Márcio Pacheco, pré-candidato a prefeito.

Eleição III
Em Londrina, os prefeituráveis e deputados Filipe Barros (PL) e Tiago Amaral (PSD) participam na sexta-feira, 23, do Mundo Business, encontro sobre as perspectivas e desafios que se apresentam para a economia em 2024. Segundo o evento, os desafios são marcados por uma intersecção de fatores complexos e dinâmicos.

Audiência
Os deputados Arilson Chiorato (PT), Evandro Araújo (PSD), Luiz Cláudio Romanelli (PSD) e Tercílio Turini (PSD) estarão hoje em audiência com o ministro Renan Filho (Transportes) sobre as rodovias do Noroeste que serão pedagiadas no novo plano de concessão de rodovias; A deputada Gleisi Hoffmann (PT) e o deputado Zeca Dirceu (PT) participam do encontro.

Vagas preenchidas
Em quatro dias, o Programa de Capacitação AMP 4.0, projeto da Itaipu Binacional e AMP, já tem 93% das vagas preenchidas São 16 mil vagas para servidores e servidoras municipais, das 399 cidades do Paraná, em quatro áreas de atuação: autismo; alfabetização e letramento; gestão do esporte e lazer; e licitações e contratos sob o viés da lei 14.133.

Emendas
O vereador Kalito Stoeckl, (PSD) destinou 32 emendas para a saúde, educação, assistência social, esporte e lazer. As obras e serviços definidos pelos vereadores ao orçamento para 2024 são obrigatórias. Cada vereador indicou R$ 1,2 milhão em verbas impositivas. Kalito Stoeckl contemplou setores com valores para obras e serviços em escolas, unidades básicas de saúde, atividades esportivas e de cultura e lazer, além de apoio financeiro para entidades assistenciais.

#freeassange
A Boca Maldita de Curitiba fez seu primeiro ato pró libertação de Julian Assange. Jornalista, australiano, de 52 anos, fundador da WikiLeaks, está preso e isolado em uma prisão de alta segurança no sudeste de Londres desde abril de 2019. No Brasil há setores que defendem a concessão de asilo político a Assange que publicou alguns documentos e vídeos sigilosos, segundo os EUA, mas de interesse público.