Arquivos

Categorias

COLUNA 15/03/2024

Palavra Livre

Zé Beto Maciel, Gustavo Aquino, Maria Tereza Vasquez, Rafael Fontes e Ronald Stresser

No turismo
Paulo Litro (PSD) foi eleito presidente da Comissão de Turismo da Câmara dos Deputados. O deputado paranaense lembrou que o setor de turismo representa atualmente 8% do PIB brasileiro, gerando mais de 7 milhões de empregos em cerca de 500 atividades econômicas. “Em 2023, tivemos 6 milhões de turistas estrangeiros, praticamente o mesmo volume do período pré-pandemia, o que é ainda baixo se comparado a México e Tailândia, que recebem mais de 40 milhões de turistas por ano”.

Perse
O deputado disse ainda que acompanha de perto as negociações sobre o projeto de lei que deverá limitar o alcance do Perse (Programa Emergencial de Retomada do Setor de Eventos), criado durante a pandemia para socorrer os setores de turismo e eventos. “Estamos acompanhando de perto a situação e aguardando o projeto ser encaminhado pelo ministro [Fernando] Haddad. Entendemos que o setor de eventos foi muito prejudicado, o primeiro a parar e o último a retornar, então entendemos a necessidade de prorrogar os benefícios para esse setor.”

Frente
O deputado Toninho Wandscheer (PP) propôs a criação da Frente Parlamentar para Defesa das Vítimas de Acidentes de Trânsito. Segundo ele, milhares de pessoas sofrem graves consequências todos os anos, incluindo lesões e perda de entes queridos, causando um grande impacto emocional, social e econômico. “O compromisso é reunir legisladores e especialistas, a fim de desenvolver políticas públicas para prevenir acidentes, além de promover a conscientização sobre segurança no trânsito”, disse.

Em Curitiba
A ministra Marina Silva (Meio Ambiente) é esperada neste sábado (16) em Curitiba e vai falar sobre políticas públicas, planos para o futuro e como o Brasil tem se posicionado na luta contra as mudanças climáticas e na promoção do desenvolvimento sustentável. O encontro da Rede, partido de Marina, será na Fetranconspar.

Aula magna
Convidado pelo deputado Tadeu Veneri (PT), o ministro Silvio Almeida (Direitos Humanos) vai participar no dia 25 de março da aula magna do curso de Direito do campus da Unespar em União da Vitória. Veneri integra a Comissão de Direitos Humanos da Câmara dos Deputados, é autor do projeto de lei que prevê aulas em direitos humanos nas escolas públicas.

Pré-candidato
O vereador Ney Patrício (PSD) ampliou as conversas sobre sua pré-candidatura a prefeito. O último encontro ocorreu na última quarta-feira, 13, no Sincofoz. “Deixo claro para a população que a pré-candidatura nasceu da vontade popular para que todo o potencial da cidade seja aproveitado, ou seja, que possamos avançar em diversas áreas, principalmente na saúde”, afirma.

Motivo
O objetivo é ouvir e conversar com apoiadores, líderes comunitários, partidos alinhados e a população em geral sobre os problemas da cidade.Durante as reuniões, Ney Patrício apresenta sua qualificação para o cargo e os motivos que levaram-o a se lançar para o novo desafio na vida pública.

Força
O aniversário dos 78 anos do ex-ministro José Dirceu (PT) é no sábado, 16, mas nesta quarta-feira, 13, em Brasília, uma confraternização reuniu os ministros de Lula: Geraldo Alckmin (Indústria, Comércio e Serviços), Alexandre Padilha (Relações Institucionais), Fernando Haddad (Fazenda), José Múcio (Defesa), Juscelino Filho (Comunicações), Luciana Santos (Ciência e Tecnologia), Márcio Macêdo (Secretaria Geral), Nísia Trindade (Saúde), Silvio Costa Filho (Portos e Aeroportos) e Vinicius de Carvalho (CGU), Jean Paul Prates (Petrobras), Gabriel Galípolo (Banco Central), deputados e senadores.

Presença
Marcaram presença ainda o presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL; o líder do União Brasil, o deputado Elmar Nascimento (BA), Antônio Brito (PSD-BA) e o presidente nacional do Republicanos, o deputado Marcos Pereira (SP).

Desabafo
Com voz embargada e abatido, o deputado Ricardo Arruda, pré-candidato a prefeito de Curitiba, não dirigiu as conversas do deputado federal Beto Richa (PSDB) com lideranças do PL, entre elas o ex-presidente Jair Bolsonaro, para fazer aliança na disputa da prefeitura da capital paranaense. “Como é que pode isso? Deve ter algum engano, fui para o partido (em Brasília) e falei com Bolsonaro e com o Valdemar (Costa Neto, presidente do partido)”, disse ao destacar ainda que o presidente estadual do PL, Fernando Giacobo, é contra a filiação de Richa ao partido.

Desabafo II
“Amigos, comunico que decidi deixar a presidência da executiva do PL de Curitiba. Agradeço à direção nacional e estadual pela confiança e também a todos os militantes que colaboraram até então. Quem acompanha o meu trabalho sabe que defendo os valores conservadores desde quando isso não dava votos e nem likes. Continuo convicto do que faço. Por isso, me coloco à disposição do PL para disputar a eleição para a prefeitura de Curitiba. O partido que faça sua escolha” – do ex-deputado Paulo Martins no Xtwitter.

Supersalários
O Estadão registra na edição desta quinta-feira, 14, que em janeiro deste ano, 1.965 servidores federais receberam um salário maior que o presidente Lula (PT), o contracheque de 77 funcionários da Câmara dos Deputados é maior que o do presidente do Congresso, senador Rodrigo Pacheco (PSD-MG). Também em janeiro, 15.704 juízes ganharam mais que o presidente do STF, Luís Roberto Barroso. Estas três autoridades – Lula, Barroso e Pacheco – receberam um salário de R$ 41.650,92 em janeiro. É o máximo que um servidor público poderia ganhar naquele mês no Brasil, de acordo com a Constituição.

Salários II
Segundo o Estadão, o fim dos supersalários faria com que o poder público economizasse R$ 3,75 bilhões por ano e pudesse investir o dinheiro em áreas como saúde, segurança e preservação do meio ambiente. O valor é suficiente para bancar, por exemplo, todas as ações do Ministério do Meio Ambiente, incluindo a fiscalização ambiental nos biomas brasileiros. Com o montante, também seria possível incluir 500 mil pessoas no Bolsa Família. Além disso, a quantia equivale a quase um terço do que o Ministério dos Transportes gasta com investimentos em rodovias.

Lançamento
O deputado Luiz Claudio Romanelli (PSD) lança na segunda-feira, 18, o livro Ensinamentos da Minha Mãe. Publicado pela Editora Juruá, o livro reúne 100 textos de aprendizados que o deputado recebeu em casa, desde a infância, da Dona Irma Bellodi Romanelli. “São reflexões práticas e filosóficas da minha querida mãe sobre a vida. Escolhi 100 ensinamentos que servem de guia para a minha jornada e que considerei importante deixar registrado em livro”, disse Romanelli, que já gravou em vídeo mais de 400 ensinamentos da Dona Irma. Toda a receita do livro será doada para a organização Pequeno Cotolengo.

Pesquisa
O Instituto Radar Inteligência registrou no TSE pesquisa de intenção de voto para a prefeitura de Curitiba que deve ser divulgada no domingo (17).  O levantamento terá as pesquisas espontânea, estimulada, simulação de eventual 2° turno, rejeição dos pré-candidatos, avaliação dos governos do prefeito Rafael Greca (PSD), do governador Ratinho Junior (PSD) e do presidente Lula (PT)— além da influência dos três no voto do eleitor e também do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).

Na lista
São apresentados os nomes de 10 pré-candidatos: Beto Richa (PSDB), Carol Dartora (PT), Deltan Dallagnol (Novo), Eduardo Pimentel (PSD), Goura (PDT), Luciano Ducci (PSB), Luizão Goulart (SD), Maria Victória (PP), Ney Leprevost (União Brasil) e Paulo Martins (PL).