Arquivos

Categorias

Coluna 04/12/2023

Palavra Livre

Zé Beto Maciel, Gustavo Aquino, Maria Tereza Vasquez, Rafael Fontes e Ronald Stresser

Milei e sangue
Em live dos jornalistas Gustavo Conde e José Arbex sobre as propostas esdrúxulas de Javier Milei como a liberação da venda de órgãos humanos, Arbex lembrou que a venda de sangue humano já faz parte da renda da população pobre dos EUA.

Amazon
O governador do Amazonas, Wilson Lima (União Brasil), pretende cobrar royalties ou investimentos do dono da  Amazon, Jeff Bezos, por usar o nome do estado em sua empresa. Bezos acumula uma fortuna de US$ 169 bilhões. Lima enviou um vídeo a Bezos convidando-o para visitar o Amazonas. Se pegar, imagem os royalties que podem ser cobrados sobre as imagens das Cataratas do Iguaçu usadas nos filmes de Hollywood.

Revitalização
O secretário Andrey Bachixta (Planejamento) adiantou que o projeto de revitalização da Avenida Juscelino Kubistchek já está pronto e a licitação deve ser anunciada nos próximos dias. O diretor de Coordenação da Itaipu Binacional, Carlos Carboni, já afirmou que a revitalização da avenida terá recursos da binacional e deve se estender da Avenida Tancredo Neves até a rua Décio Luiz Cardoso (3ª Pista da JK).

Torpeza
As análises de dados socioeconômicos de Foz do Iguaçu que são divulgados por setores da política beiram a torpeza e não levam em consideração a situação geográfica  e outras situações exclusivas – informalidade na economia, ponta de linha, etc. Ao cruzar os custos na área de saúde, também desconsideram que o hospital municipal é custeado pelo Município, o que não acontece com as cidades do mesmo porte como Cascavel e Ponta Grossa, em os hospitais regionais são do Estado.

E a renda
Outra análise diz respeito a renda per capita e o grande número de pessoas que recebem os auxílios dos programas sociais. A baixa renda se dá, exclusivamente, pelos baixos salários pagos no mercado de trabalho, Ao qualificar os salários, aumenta a renda, tira muita gente da informalidade, diminui o números de famílias que dependem dos programas sociais, e traz a qualidade vida e o bem estar social.

Copo d’água
O entorno do prefeito Chico Brasileiro, secretários e vereadores da base aliada, classificam como tempestade em copo d’água, alimentada pelos interesses nas eleições de 2004, a movimentação do vice-prefeito Delegado Sampaio (União Brasil) pela assunção ao cargo durante a viagem do prefeito à China. Sampaio fez 7.548 votos  na eleição de deputado estadual em 2022 e  se conseguir seu intento ficará três dias no cargo de prefeitom com sábado e domingo no meio.

Memória
“Quando se fala de direitos humanos, estamos necessariamente reivindicando políticas de memórias, reivindicando esse processo, que não é apenas de recordar, de descrever como o era passado. É um processo político em que forjamos nossas identidades individuais e também coletivas” – do ministro Silvio Almeida (Direitos Humanos).

Bolsa Floresta
O presidente Lula (PT) deve propor a criação de um fundo específico de financiamento e de apoio aos países florestais na COP28. Segundo a ministra Marina Silva (Meio Ambiente), 80 países que têm florestas tropicais podem ser beneficiados pela proposta. Ela explicou ainda que a proposta trata de uma linha de financiamento para o combate à mudança climática.

PL dos agrotóxicos
Com mais de duas décadas em tramitação, o Senado aprovou o projeto que altera as regras para registro e venda de agrotóxicos. O tema foi alvo de divergências entre ruralistas e ambientalistas durante a tramitação. Agora, com as novas normas, caberá ao Ministério da Agricultura registrar os agrotóxicos no país.

Dino no STF
O senador Weverton Rocha (PDT-MA) projeta pelo menos 50 votos favoráveis à aprovação da indicação do ministro da Justiça, Flávio Dino, ao STF. Rocha é o relator da indicação. Para aprovação, são necessários, no mínimo, votos de 41 dos 81 senadores.

Mercosul-UE
O acordo entre Mercosul e União Europeia está próximo da conclusão e deve ser anunciado durante a cúpula do Mercosul, marcada para a próxima semana, no Rio de Janeiro. O acordo é negociado desde 1999. Depois de anunciado, ainda deve seguir outras etapas, como a aprovação pelos parlamentos de cada país. (foto 11)

Parlasul
Os deputados Sérgio Souza (MDB) e Zeca Dirceu (PT) tomaram posse no Parlamento do Mercosul. “Sabemos da influência do Mercosul na economia e poderei continuar cuidando dos interesses do Paraná”, disse Souza. Os deputados atuarão no Parlasul na legislatura que segue até 31 de janeiro de 2027.

Pleno emprego

O Brasil ultrapassou a marca de 100 milhões de trabalhadores ocupados pela primeira vez desde o início da série histórica da pesquisa do IBGE. O levantamento mostra o número recorde de 100,2 milhões de pessoas ocupadas, um acréscimo de 862 mil nos últimos três meses. Já a taxa de desocupação do último trimestre ficou em 7,6%, a menor desde o trimestre encerrado em fevereiro de 2015. Abaixo de 5%, é pleno emprego.

PEC dos militares

A CCJ do Senado aprovou a PEC que proíbe militares na ativa de se candidatarem em eleições. De acordo com o texto, o militar que se candidatar a um cargo eletivo, no registro da candidatura, será automaticamente transferido para a reserva não remunerada. O texto segue agora para análise do plenário.

Super-ricos
O Senado aprovou o projeto de lei que muda a tributação de rendas obtidas com fundos exclusivos de investimento e offshores. A taxação é uma das principais apostas do governo federal para aumentar a arrecadação de impostos, elevando os tributos dos mais ricos do Brasil. O texto segue agora para sanção do presidente Lula (PT).

Força-tarefa
Parlamentares da base aliada e de partidos de centro têm cobrado da equipe do presidente Lula (PT) emendas prometidas até 10 de dezembro. A ideia é que as emendas que não puderem ser pagas até a data sejam ao menos empenhadas. Ou seja, carimbadas e destinadas para que a liberação da verba ocorra já no início de 2024, ano de eleições municipais.