Arquivos

Categorias

COLUNA 02/04/2024

Palavra Livre

Zé Beto Maciel, Gustavo Aquino, Maria Tereza Vasquez, Rafael Fontes e Ronald Stresser

Sâmis
O Tribunal de Justiça do Paraná acatou o recurso do ex-prefeito Sâmis da Silva (PSDB) e concedeu liminar que o deixa apto a disputar a prefeitura de Foz do Iguaçu nas eleições de outubro. “Defiro o pedido desuspensão dos efeitos da condenação judicial imposta na ação deimprobidade em comento, a fim de suspender a sanção de “suspensãode direitos políticos” até julgamento em definitivo do presente recurso”, diz a liminar concedida pelo desembargador Ramon de Medeiros Nogueira.

Aliança
Em Guaratuba, o MBD filiou a ex-prefeita Evani Justus que vai compor a chapa do empresário Roberto Mendes (Podemos) pré-candidato a prefeito.

Enquanto isso
A jornalista Mareli Martins está causando em Ponta Grossa com sua crônica política “Enquanto Isso” que pega no pé dos políticos paranaenses com humor e um certo sarcasmo. “Criei esse quadro em 2015 na rádio T e foi assim por quase nove anos   Depois eu saí da rádio, mas mantive o quadro no blog”, disse Mareli. A  crônica em áudio está no ar aos sábados no www.marelimertins.com.br.

Jornalismo
“Ontem eu saí pra rua fazer uma reportagem, conversei com as fontes pessoalmente, bati fotos. Uma experiência incrível do tal jornalismo presencial. Nem lembrava que existia”, do jornalista Gustavo Aquino, do Correio do Litoral, e um dos titulares desta coluna.

Cássio Lobato
O advogado Cássio Lobato se filiou ao Avante e pretende disputar a prefeitura de Foz do Iguaçu. Em 2020, Lobato fez  615 votos para prefeito pelo Patriotas.

Chapa forte
A filiação da vereadora Yasmin Hachem no PV causou espécie em pré-candidatos a vereador da Federação Brasil Esperança. A federação espera fazer de dois a quatro vereadores e Yasmin com os 2.228 votos da eleição de 2020, polarizar a disputa das vagas entre os 16 candidatos da chapa do PT, PV e PCdoB. Com potencial de votos em outubro pela federação estão Dilto Vitorassi (PT), Ian Vargas (PT), Valentina Rocha (PT) e Mazé Saad (PCdoB).

No PL
É esperada para hoje a filiação do general Joaquim Silva e Luna no PL. O deputado Giacobo, presidente estadual da sigla, o governador Ratinho Júnior (PSD), o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e o presidente nacional do PT, Valdemar da Costa Neto, são apontados como avalistas da filiação.

Como fica
Com a filiação de Silva e Luna no PL, o ex-prefeito Paulo Mac Donald Ghisi (PP),que contava com o apoio dos liberais e do grupo do deputado Vermelho, deve reavaliar o campo de alianças para outubro.

Licença
O deputado Vermelho (PL) apresentou projeto de lei que garante a estudantes em todos os níveis de ensino, o direito à licença-maternidade de 120 dias e à licença-paternidade de cinco dias. “Estender aos estudantes o direito à licença-maternidade e à licença-paternidade permitirá aos pais dedicar-se aos cuidados do filho nos primeiros meses de vida. E ainda, no âmbito da educação, serão essenciais para evitar a evasão escolar e o baixo desempenho acadêmico dos estudantes”, disse.

Fé no Brasil
O governo Lula vai lançar nova campanha institucional que além destacar as entregas de obras e projetos em todo o país, vai buscar um diálogo mais amplo com diferentes segmentos, incluindo os evangélicos, mais alinhados ao bolsonarismo.”Fé no Brasil” vai elencar as realizações regionais durante a visita do presidente Lula (PT) aos estados.

Eleição
Pouco se falou sobre 31 de março em Foz do Iguaçu. De 1963 a 1985, a cidade não votou para prefeito. Em 1967, a lei de segurança nacional proibia a eleição para prefeito nas capitais e cidades de fronteira. O primeiro prefeito eleito pós-ditadura foi Dobrandino da Silva (PMDB) com 19.129 votos em 1985. Dobrandino venceu para um mandato tampão de três anos, Tércio Albuquerque (PDS), 11.179 votos; Ozires Santos (PFL/PTB), 9.535 votos; Álvaro Albuquerque (PDT), 2.492 votos; e Caetano Vivoni (PT), 592 votos.

STF em Curitiba
Os ministros do STF são esperados em Curitiba, de 30 de maio a 1º de junho no Teatro Guaíra, para o XV Simpósio Nacional de Direito Constitucional. Na lista dos palestrantes estão André Mendonça, Flávio Dino, Luiz Fachin e Luiz Roberto Barroso. O ex-ministro Nelson Jobim e o jurista Lênio Streck também vão palestrar debater “200 anos de Constitucionalismo Brasileiro: pelo fortalecimento das instituições”.

Maria Tereza
A professora Maria Tereza Paschoal de Moraes, secretária de Educação de Londrina, assina nesta terça-feira (2), a ficha de filiação no PP. O ato terá a presença da deputada Maria Victória, da ex-governadora Cida Borgheti, do prefeito Marcelo Belinati, e dos deputados Marco Brasil e Ricardo Barros. “É a nossa candidata a prefeita, vai continuar o trabalho e será uma grande administradora, a primeira prefeita em 90 anos de história de Londrina”, disse o prefeito Marcelo Belinati.

Articulação
O jornalista Leandro Mazzini  registra que o presidente Lula (PT) recebeu, fora da agenda, o deputado Ricardo Barros (PP) no Palácio da Alvorada. Lula queria saber a opinião de Barros sobre política, economia, eleições municipais e a sucessão na Câmara dos Deputados, entre outros temas. Ricardo Barros é pré-candidato ao Senado na vaga de Sérgio Moro (União Brasil), se o senador for cassado.

Acompanhamento
A Comissão de Minas e Energia da Câmara dos Deputados aprovou requerimento do deputado Nelsinho Padovani (União Brasil) da manutenção da subcomissão da Itaipu Binacional para acompanhar as negociações de redefinição dos termos do tratado de Itaipu. “É de extrema importância que o parlamentar acompanhe as negociações e que o Brasil não seja prejudicado financeiramente”. A subcomissão foi criada no ano passado por requerimento do deputado Filipe Barros (PL) .