por 11:47 Sem categoria

COHAPAR ABRE DISCUSSÃO SUPRAPARTIDÁRIA SOBRE PAC DO GUARITUBA

Com a proposta de atender a determinação do Governo Federal, a Companhia de Habitação do Paraná (Cohapar) começou a apresentar também aos partidos políticos e candidatos oposicionistas à Prefeitura de Piraquara (RMC), o programa previsto para a revitalização do bairro do Guarituba, na Região Metropolitana de Curitiba.

O Guarituba – maior projeto de regularização fundiária e resgate social do País – receberá R$ 91,7 milhões do Plano de Aceleração de Crescimento (PAC), já incluídas as contrapartidas do estado e do município. Serão beneficiadas, no total, 12 mil famílias – 11.197 terão garantidas as posses de suas terras e 803 famílias que moram em área de risco, em banhados à beira do Rio Iraí, serão realocadas para o próprio bairro, para casas construídas pela Cohapar.

De acordo com o estabelecido pelos protocolos do Plano de Aceleração do Crescimento (PAC), definidos pelo Ministério das Cidades, o Governo do Paraná e a Cohapar devem esclarecer todas as dúvidas dos candidatos sobre o projeto financiado pelo Governo Federal, com a contrapartida do Tesouro Estadual e do município de Piraquara.

Segundo o presidente da Cohapar, Rafael Greca, a exigência atende o desejo do analista de finanças e controle, Fabiano Mourão Vieira, da Controladoria Geral da União (CGU), encarregado da inspeção do projeto PAC/Paraná. “É a oportunidade para ampliar a discussão sobre o programa do Bairro Novo do Guarituba. Os candidatos de todos os partidos devem conhecer o maior projeto de regularização fundiária e salvação dos mananciais do país, cujos investimentos serão de R$ 91 milhões”, afirmou Greca.

“Este é um projeto completo que envolve aspectos sócio-econômicos e ambientais das regiões afetadas. Com as obras de habitação, saneamento e pavimentação do Guarituba, o Governo do Paraná garantirá que os mananciais das bacias dos rios Itaqui, Piraquara e Iraí sejam preservados com água limpa”, disse o presidente da Cohapar.

Pelo projeto, as 12 mil famílias que hoje moram no Guarituba terão nova infra-estrutura urbana com implantação de redes de água, luz, esgoto e drenagem. Deste total, 803 serão removidas para um novo lugar dentro do próprio bairro, saindo das áreas de risco e preservação ambiental onde estão localizados os mananciais que abastecem 70% da água consumida na Grande Curitiba.

Fechar
WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com