Arquivos

Categorias

CNJ pode adotar projeto da Assembleia, MP e Secretaria da Educação

CNJ pode adotar projeto da Assembleia, MP e Secretaria da Educação

O deputado Valdir Rossoni, presidente da Assembleia Legislativa, revelou nesta quarta-feira (20) que o programa “Parlamento Jovem Cidadão” será apresentado em Brasília ao Conselho Nacional de Justiça (CNJ). A intenção é que ele seja adotado em outros estados. O programa foi criado através de uma parceria entre a Assembleia, o Ministério Público e a Secretaria de Estado da Educação. O objetivo é o de incentivar os estudantes do ensino médio a conhecer os poderes públicos e participar da vida política.

Rossoni contou a novidade durante a visita de estudantes de Comunicação da Uninter de Curitiba. Pouco antes, tinha sido informado que o promotor Eduardo Campi, do MP, estava a caminho da capital federal para levar a proposta ao CNJ. “No passado não muito distante a Assembleia teve momentos muito difíceis, atolada com escândalos. O Legislativo foi muito cobrado, com razão, pela sociedade e pelo Ministério Público, que hoje é parceiro. Nós demos a resposta positiva que era esperada. Implantamos medidas moralizadoras e, por isso mesmo, duras. Agora a Assembleia é referência em todo o Brasil em iniciativas como essa”, disse o deputado. “As visitas de jovens e conversas como a que tivemos aqui com os estudantes de Jornalismo e Publicidade incentivaram para a criação do projeto.”

O programa
O convênio para implantação do “Parlamento Jovem Cidadão” foi assinado em julho deste ano. Prevê a distribuição do Caderno da Cidadania entre os alunos dos 32 núcleos de educação do Paraná, preparatório para que os interessados apresentem projetos de cidadania. Um projeto de cada núcleo é selecionado e os autores formarão o “Parlamento”, que fará visitas aos Poderes Executivo, Legislativo e Judiciário.

Fotos: Nani Gois/Alep

Política, economia, cultura e bom humor no blog do Paraná.