por 16:09 Cida Borghetti, Educação

Cida recebe jovens que participam do Parlamento Universitário

A governadora Cida Borghetti recebeu nesta quinta-feira (01), no Palácio Iguaçu, o governador, deputados e suplentes que participam do projeto Parlamento Universitário, da Assembleia Legislativa do Paraná. Esta é a terceira edição do projeto desenvolvido pela Escola do Legislativo, que permite que estudantes de nove instituições de ensino superior de Curitiba vivenciem na prática o funcionamento dos poderes do Estado.

Cida falou aos jovens parlamentares de sua trajetória política, que envolveu dois mandatos na Assembleia Legislativa, e destacou a importância da participação da juventude na política. “Esses universitários assumem, neste momento, o protagonismo como governador, presidente da Assembleia, deputados e deputadas e aprendem sobre todas as instâncias do Poder Legislativo e também do Executivo”, disse ela.

“Ao formular leis, passar por todas as comissões da Assembleia e apresentar os projetos para a tramitação, eles vão entender, de fato, como as políticas públicas passam pelos poderes estabelecidos para ajudar no avanço de todas as áreas e impactam na vida das pessoas”, afirmou a governadora. “Com certeza, essa experiência vai ajudar a definir o futuro desses estudantes, que um dia também poderão ocupar cargos na política. São jovens preparados, que chegam aqui com vontade de fazer a diferença.”

PROJETO – Cerca de 900 estudantes, de diferentes cursos, se inscreveram para participar do Parlamento Universitário. Foram selecionados 54 deputados estaduais titulares e 27 suplentes que simulam, por duas semanas, os trâmites que envolvem o trabalho legislativo.

Os participantes elegeram os representantes das mesas diretoras e das comissões, que discutirão os projetos apresentados pelos estudantes-deputados. “A visita ao Palácio Iguaçu complementa muito a formação dos jovens, que podem conhecer, também, como funciona a relação do Poder Executivo com os deputados estaduais”, afirmou o diretor da Escola do Legislativo Dylliardi Alessi.

VOTAÇÕES – Entre os participantes, o estudante de Direito da Universidade Positivo, Gustavo Salles, foi eleito governador e acompanhará as votações para sancionar ou vetar os projetos de lei apresentados pelos jovens parlamentares. “A bagagem que todos estamos adquirindo neste projeto será levada para a vida inteira. Os universitários precisam, neste período de estudos, ter a oportunidade de conhecer como funcionam as coisas e acredito que a política seja o melhor caminho para este entendimento”, afirmou.

Realizado pela primeira vez em 2016, o Parlamento Universitário envolveu inicialmente estudantes do curso de Direito da Universidade Federal do Paraná (UFPR). Em 2017 a iniciativa foi ampliada com a participação de outras instituições de ensino superior e de diferentes cursos. Este ano, foram selecionados alunos, além da UFPR, também da PUC, Unibrasil, Uninter, Unicuritiba, FAE, Opet, Tuiuti e Positivo.

Fechar
WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com