Arquivos

Categorias

Cida propõe que professores podem fazer hora atividade fora da escola

Governadora Cida Borghetti. Curitiba, 04/06/2018. Foto: Orlando Kissner/ANPr

 

A governadora Cida Borghetti enviou nesta segunda-feira (12) à Assembleia Legislativa projeto de lei que dispõe sobre o plano de carreira dos professores estaduais e regulamenta o cumprimento das horas atividade. Atualmente um professor com padrão de 20 horas tem que cumprir 15 aulas de 50 minutos na escola, nove horas de atividades de 50 minutos – cinco na escola e outras quatro em local de livre escolha.

A proposta de Cida permite que os profissionais utilizem as nove horas destinadas aos estudos e planejamento pedagógico em local de livre escolha. “Com a mudança que iremos propor, os professores poderão cumprir estas nove aulas de hora atividade em casa. Isso, além de melhorar a qualidade de vida, dá mais flexibilidade aos professores. Nosso objetivo é trazer para os profissionais de ensino do Paraná uma das mais atuais tendência de mercado, o home office”, diz a governadora.

BENEFÍCIOS – A secretária estadual da Educação, Lucia Cortez, destacou os benefícios que a mudança trará aos professores. Segundo ela, além de escolher o local para elaborar o planejamento escolar, o docente também poderá escolher o melhor horário para a hora atividade.

“É uma oportunidade para o professor escolher o melhor local e horário para organizar suas aulas e pesquisar porque essa proposta dará mais flexibilidade ao professor para escolher, principalmente o dia e horário que for mais oportuno para fazer a hora atividade. Essa é uma tendência mundial e o Paraná, como sempre, dando um passo à frente”, disse.

O professor poderá também utilizar equipamento particular ou da própria escola para desenvolver as atividades. Além disso, com a possibilidade de escolher o local para fazer o planejamento, o docente terá mais tranquilidade e concentração para elaborar seu material de trabalho. “Isso terá reflexo no rendimento escolar e na evasão e reprovação”, disse a secretária.

A mudança também não terá custos ao Estado, já que a proposta que possibilita a escolha do local para a hora atividade não envolve custos. O que altera é apenas o local para execução das atividades conforme escolha do docente.