0 Shares 167 Views

Cida lança programa de atenção às pessoas com autismo

26 de junho de 2018
167 Views

A governadora Cida Borghetti lançou nesta terça-feira (26) o Programa de Atenção ao Autismo voltado às pessoas com autismo e suas famílias. O programa prevê a capacitação internacional dos profissionais da Rede Pública do Paraná, de pais e cuidadores, cadastro da pessoa com Transtorno do Espectro do Autismo (TEA) e a realização do censo.

A iniciativa é a primeira do Brasil, que será o 30º país a receber o programa. Curitiba será de pioneira ao servir de piloto para o programa, que será ampliado aos poucos a todos os 399 municípios paranaenses. O objetivo, afirmou a governadora, é ampliar o olhar para pessoas e melhorar a qualidade de vida delas e de seus familiares. “Queremos crianças bem assistidas e que tenham mais oportunidade. Estamos iniciando um projeto de sucesso que possibilitará aos pais e educadores um conhecimento muito maior”, disse Cida.

O secretário da Saúde, Antônio Carlos Nardi, destacou que o objetivo é que nos próximos cinco anos todas as famílias com crianças com autismo entre 2 a 9 anos de idade, sejam impactadas pelo projeto. “Vamos começar com o programa em Curitiba e levá-lo aos demais municípios, gradativamente. Queremos unificar protocolos e uniformizar o atendimento. Aos poucos vamos fazer do Paraná uma referência no tratamento, estimulando e integrando as pessoas com autismo”, disse o secretário. O Programa conta com a parceria da Organização Mundial da Saúde.

Melhorar a vida das pessoas em áreas que elas mais precisam é a grande prioridade do Governo do Estado, disse a governadora. “Nosso modo de governar é olhando para as pessoas de igual maneira e priorizando ações em todos municípios do Paraná, principalmente em localidades que mais precisam da mão do Estado.”

Mais notícias para você:



Deixe um comentário

Your email address will not be published.